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Discussão [1ª temporada] Episódio 8 (com spoilers)

Qual sua nota para o oitavo episódio da primeira temporada?


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  • Votação encerrada .
Galauron é muito melhor. :humpf:
Bom, já, já deixa de ser spoiler... :P

Sei que eles vão ter que caprichar MUITO no Celeborn pra dar conta de antidotizar a coisa... :P :D

A "química " na jangadinha psíquica foi MUITO FORTE,,,

MELHOR cena e frame da série até agora

1665797274895.png
:p

Metade da humanidade "depravada e degenerada" LOUCA pra jogar a Galadriel no mar e tomar o lugar dela... :D

"Sai daí sua INJUSTA!!!
 
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Nesse caso PJ não deixou o sarrafo muito alto não...
A profecia do Superfan da Amazon se realizou....

Summer Sweating GIF by Shay Mitchell
Lord Of The Rings Trick GIF by Amazon Prime Video


Paramount Network Brand GIF by Yellowstone
 
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Consegui fugir dos spoilers até assistir o episódio. :g:

Gostei bastante do fim da temporada. Não esperava ver os anéis élficos já na primeira temporada. Finalmente revelações feitas e história encaminhada. Isto é ótimo, pois monta uma base para a segunda temporada, algo que estavam precisando fazer.

Claro que precisam acertar alguns detalhes, deixar mais empolgante ainda em alguns momentos, principalmente na revelação de Sauron que poderia ter sido grandioso, mas no geral estou gostando da série.

Aliás, fico imaginando quem não leu os livros deve ficar um pouco perdido. Vejo alguns nomes perdidos nos diálogos sem explicação. Eles deveriam trabalhar melhor isto para os leigos, principalmente para atrair um maior público.

E agora é aguardar para a continuação. A espera será longa, mas ao menos deixou com vontade de mais.
 
(...) as cenas dos harfoots com as mulheres-espectro. Não fluiu bem. Elas tão absurdamente poderosas, de repente são pegas de surpresa levando umas pedradas...
Tão ridículo quanto o império caindo em luta contra Ewoks. Esperava mais dessas três na série. Era só mais um "quem matou Odete Roitman"

Indo para o leste, esperaria-se que o mago fosse um dos ithrin luin. Mas as referências ao Gandalf me fazem ficar em dúvida.
Também pensei que era um dos magos azuis. Os produtores devem ter pensado que a gente ia considerá-los super-inteligentes por ficarem despistando.

Halbrand-Sauron: sempre achei que haveria um foco grande da série em Annatar e na produção dos anéis. Imaginava que haveria mais tempo de tela em Eregion. Mas minha expectativa não é crivo de qualidade rsrs.
Pra mim uma deceopção amarga (mais uma) Eu achei que valia uma temporada toda esse arco da forjadura. Com Galadriel desconfiada, com Celebrinbor empolgadaço, cada anel feito num episódio diferente, Sauron sendo irresistível na popularidade. Elrond e Gil-Galad proibindo a entrada do Annatar, os motivos dessa desconfiança, o Annatar choramingando contra eles jogando elfos contra elfos dizendo que uns querem embelezar a TM e outros são do mal. "Será possível que não desejem ver outras terras se tornarem tão venturosas quanto a deles? Mas por que deveria a Terra-média permanecer para sempre desolada e escura, se os elfos poderiam torná-la tão bela quanto Eressëa!"
Enfim, tanto a explorar. E sai isso... é pacabá... P A C A B Á!

Sauron na verdade de certa forma supervisiona a feitura dos anéis, ele ensina como fazer, ele passa muito tempo ali em Eregion, guiando os elfos no feitio. Os três são feitos por último e são imaculados, penso que isso quer dizer que foram os únicos feitos sem ele por perto. Na série tudo foi feito às pressas e um arco maravilhoso foi desperdiçado.

O romance com a Galadriel foi bizarro, mas tudo bem. A cena dele na mente da Galadriel até que foi ok. Eu pessoalmente desgosto desse tipo de cena dentro da cabeça da pessoa, batalha mental etc. Mas, dado o gênero, não achei mal feita.
Outra coisa que concordo muito com você. Romance Bizarro e eu não aprecio cenas meio conceituais como essas da batalha mental.

Uma possivel medida de valor é: vocês assistiriam de novo? Eu não.
EU já toquei nesse ponto. Assistir agora, claro! Ganharão dinheiro por muito tempo com isso? Menos do que poderiam. E nesse ponto eu espero estar errado até. Não desejo o mal financeiro de ninguém. Não que o Bezos vá ficar pobre com isso...

O Estranho é 100% Gandalf, não resta mais dúvida. A quantidade de referências da série aos filmes é tão grade, mas tão grade, que não tem o menor sentido inventar de falar de algo tão obscuro quanto magos azuis.
Principalmente ao seguir o caminho baseado pelo faro, à la Moria. Só resta saber como o Gandalf veio via Cometa Express, e porque perdeu a memória. Foram inúmeras as migrações do reino abençoado para a TM, e os migrantes simplesmente vinham, não tem porque dessa amnésia e desse trauma todo. Não vejo cabimento, a não ser algo forçado pra encaixar no cansativo roteiro de mistério (Quem matou Odete Roitman)

Sauron, ah Sauron. A série falhou em explicar o que aconteceu com ele. Pode ser que tenha ficado para a segunda temporada, mas eu acho que mais deveria ser dito. Adar matou em Forodwaith? Como ele foi parar com aquele povo na jangada? Sauron havia desistido e o encontro com Galadriel foi uma ação do Destino?
Apoiado!

Mas a tentativa de corrupção acaba é fazendo o efeito contrário, pois Galadriel percebe que só a violência não é o suficiente para combater o Mal. E ela renuncia à Espada (Adaga do Finrod) e vai usar a Pena para ser a "Rainha-filósofa" que aguardo pra 2ª temporada.
Acho que essa série queria colocar a Galadriel no topo do protagonismo. Mas no processo, desestruturaram a imagem dela. Cheguei a concordar que o silêncio sobre muito da Segunda Era poderia permitir essa Galadriel peregrina sempre atrás do Mal, à la Gandalf da Terceira Era.

Galadriel era a maior dos noldor, a não ser talvez por Fêanor, se bem que fosse mais sábia que ele, e sua sabedoria aumentava com os longos anos. - Contos Inacabados
Mas a maior dos noldor foi reduzida a uma mulher carrancuda, com discurso de ódio, que não sabe nada de diplomacia e não percebe coisas que estão debaixo do nariz. Os anos não a fizeram sábia, na serie. Não foi capaz de perguntar para o Arondir "teve rei aqui no Sul no último século?" Nem ele, que estava por ali vigiando, deu pitaco.

Galadriel desejava ser senhora, rainha. E nessa direção ela era grande. E governou outros. Quando Elrond disse na série que nunca deveria ter colocado Galadriel naquele navio, resolvi ler mais a respeito, e li nos contos inacabados sobre a interdição dos Valar que recaiu sobre ela ela e outros elfos importantes, uma interdição que só foi removida quando ela recusou o anel que Frodo a ofereceu. Sendo esso o caso, a ceninha do navio indo para Valinor via permissão de Gil-Galad ficou terrível.
Como adendo, vale lembrar que TOlkien escreveu e reescreveu a história dela, então, sabe né, foi assim e também pode ser sido assado!

Eu pensei que todos os recursos disponíveis seriam para mostrar momentos inesquecíveis, grandiosos e uma construção de um mundo tão "verdadeiro" como foi a Série "Roma" da HBO:

Ver anexo 95023

Eu sei, Roma é baseada na História. Senhor dos Anéis é um mundo de fantasia, mas eu esperava ser "transportado" e "sentir" a Terra-média - como um passado mitológico da Terra. Infelizmente não senti isso. Vi pobreza de roteiro, de atuações, carisma, e um vazio de emoção. Emoção, sem essa palavra, não é Senhor dos Anéis.
Das batalhas épicas das trilogias, fomos reduzidos a cenários com meia dúzia de casas numa vila, 20 pessoas aclamando um rei do sul, uma piazada lutando contra um punhado de Orcs. Não foi tão grandioso como achei que seria. Apesar de que foi de tirar o fôlego ver cenas abertas das cidades élficas e de Númenor.

Enfim, a Galadriel que sempre foi suspeita de tudo e todos só começa a desconfiar de Halbrand somente naquele momento que passou tão rápido? Foi um, "Vai lá, levanta o histórico dele", e em poucos minutos, BAM! Sauron. Como eu disse, a série enrolou em momentos que precisavam ser mais ligeiros, e foi ligeira em momentos que precisavam ser mais enrolados.
Parece algumas novelas da Globo que querem deixar tudo pro último capítulo, daí tem que fazer tudo correndo no final.

O cara do meteoro (Gandalf?) finalmente começou a falar, mas precisou levar uma surra das três gurias lá pra desengasgar... Foi tão de repente e nada gradativo, junto com as três gurias que também vieram de repente de se foram e não ficamos sabendo muito a respeito.
Ridículo esse Gandalf com amnésia.

Já no Hobbit eu posso até achar as mudanças de cânon desnecessárias em alguns casos ( Azog e Bolg vivos ao mesmo tempo, por exemplo) mas a parte fanfiqueira da história deu corpo a TROCENTAS coisas que eu queria ver apresentadas em uma história que mostrasse o escopo da narrativa do Hobbit para além da perspectiva " prosaica" do "livro de viagens" de Bilbo Baggins*. Mesmo que, em alguns casos, eu tenha achado que a execução dessas intenções tenha ficado aquém do potencial.
Olha, dizem que é pecado tentar melhorar Tolkien. Esse não foi o problema da Amazon, o problema foi querer melhor e fazer shit na verdade. Melhorar dá sim. Eu acho muito melhor Thorin entrar na casa de Bilbo como no filme, do que caindo de maneira indigna e abobada embaixo dos outros anões, como no livro. Acho que a ocultação do uso do anel nos filmes faz sentido, dados os livros SDA, mas no livro O HOBBIT Bilbo revela que está usando um anel mágico. ficou melhor no filme. Os Elfos cantando tralalá como um Tom Bombadil ou personagem da Disneylandia não dá, o reino élfico de Thranduil ficou muito melhor no filme. (P.S. compreendo o caso, de que o livro foi feito com linguagem mais infantil de propósito)

(..) até Tauriel e Kili juntos(...)
Daí lascou... detestei a inserção, apesar de gostar de ver aquela elfinha sé pelo prazer de vê-la.
 
Última edição:
E o Gil-Galad mandando demais em Eregion né não? Rei supremo, mas isso é mais honorífico. O Celebrimbor dos livros iria mandar ele às favas. Só quero saber como eles não vão mais devanecer, já que gastaram o mithril nos aneis, que não serão usados do dedo enquanto Sauron não for derrotado.
E isso me lembra que o motivo de terem feitos os aneis foi deturpado na série, e no livro é muito mais legal.
 
Última edição:
É esperado que você venha a discordar com o vídeo, pois ele é de critica negativa mas você sempre demonstrou gostar da série. Acontece que não bastou discordar, você tenta fazer uma manobra para invalidar a crítica.

Nada poderia ser mais distinto do que eu tentei fazer, honestamente.

Critérios objetivos pra aferição da qualidade artística todo crítico tem mas a valoração dos tais critérios entre si, no mínimo, varia e varia BASTANTE na hora de "bater o martelo" se algo tem mérito ou não. Tem certos quirks de estilo e certos eixos temáticos que funcionam ou não funcionam pra sensibilidade de certas pessoas por mais imparciais ou "neutras" que elas tentem ser ao mensurar o êxito de obra artística.

Tanto é que a própria qualidade artística da obra inteira do Tolkien é extremamente criticada e debatida entre os críticos de literatura. Haja vista a sistemática avaliação negativa que o eminente e já falecido Harold Bloom tinha da obra do Tolkien toda vez que saia da seara da literatura infantil, por exemplo.



Qualidade "cinematográfica" tb não é menos controversa e debatível e o é pelos mesmos motivos.

O que funciona para uma pessoa ou crítico ou não funciona é extremamente variável em GRAU e às vezes até conforme as circunstâncias. Isso não acontece só para as pessoas NO GERAL mas para críticos profissionais TAMBÉM por mais "objetivos" que sejam os critérios empregados . Crítica de arte NÃO É uma ciência exata por muito que a gente esteja há séculos ou milênios tentando poli-la e refiná-la justamente por causa disso.

E a comparação com Babylon 5 é a do tipo que o tempo vai definir ou não o grau de aplicabilidade . Fica mais fácil pra quem assistiu ambas as séries avaliar. Eu só posso, nas circunstâncias, oferecer o meu próprio feedback como qualquer analista faria.


Eu tenho meus motivos pra crer, sim, na analogia das situações entre as séries, tanto interna quanto externamente mas nem de longe eu ofereci isso como um critério "objetivo" ou "profecia" irrefutável.... é um palpite e uma impressão minha dada pelos motivos oferecidos lá. Só isso.

É uma perspectiva que eu tenho reforçada por ver o que a Isabela Boskov comentou refletir bem de perto as mesmas coisas que uma certa blogueira comentou sobre Babylon 5 ao tentar curtir a série de novo anos depois de tê-la apreciado e ter sua fruição estancada por idiossincrasias que ela antes ignorava. Pq suas próprias circunstâncias particulares e experiências mudaram.


Um dos textos chaves citados na avaliação, cujos quotes prefiguram perfeitamente o tom da Boskov, foi justamente esse daqui salvo tantas vezes na archive.org (dada a natureza polêmica da matéria )


A maioria das coisas que a Boskov criticou muita gente, inclusive eu, tb percebemos... Exemplo a morte do Sadoc ter ficado ridícula e ser não pranteada e o fato dos personagens pontificarem ao invés de dialogar..A questão que infalivelmente SEMPRE variará de crítico pra crítico e pessoa pra pessoa é o grau em que essas coisas comprometem a fruição, desengajam a "imersão" e a "empatia" com essa ou aquela obra ou conjunto de personagens. E isso, pro bem e pro mal, NUNCA é uma constante universal "objetiva", é um critério que reflete tanto o crítico quanto o objeto criticado em si.

É por isso que, por exemplo, a Boskov se depara com um efeito de aparente "chave disjuntora"toda vez que vai avaliar o Zack Snyder, do mesmo jeito que o Harold Bloom, eminente crítico de literatura, tinha com o Senhor dos Anéis, o livro, especificamente, mas com a obra dele no geral, o mesmo efeito de topar com o "blind spot", de blackout seletivo.




Eu não deixo de concordar com a Boskov no que diz respeito ao fato de que certas coisas defeituosas reflitam um amadorismo ou "crueza" dos showrunners. Isso eu também acho mas não me leva a achar que a série em si como experiência estética fica completamente obstada para minha sensibilidade como aconteceu com ela.

E nesse sentido, a comparação com Babylon 5 vai na direção de sugerir que as qualidades em si também lá presentes, possíveis Checkov's guns e foreshadowings portentosos, por exemplo, são talhados pra darem o famoso "payoff" quando alguém olha em retrospecto do ponto de vista de quem já vislumbrou o "todo". Feliz ou infelizmente, vem como parte do "território", da visão ambiciosa do que eles tentam fazer com essas obras em particular. Para algumas pessoas vai funcionar, para outras vai criar repugnância e com outras é indiferente. E essas posições tendem a mudar conforme as circunstâncias de quem analisa

É o proverbial "faz parte", the "nature of the beast".

 
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