• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 8 (com spoilers)

Qual sua nota para o oitavo episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    43
  • Votação encerrada .
Eu estava com um pé a atrás do Sauron ser o Halbrand, como tudo indicava que seria. Mas do jeito que a transição foi feita eu achei que ficou bem boa. Ele se acertando com o Celebrimbor, dando dicas (presentes), ajudando na forja. Pareceu algo natural, embora meio corrido.
Mas cagaram na revelação dele pra Galadriel. Muito cedo, muito repentina. Cadê a forja dos outros anéis? Cadê a revelação do Um? Enrolaram, enrolaram, episódios e episódios sem nada acontecer, pra no fim correr com o que era o mais importante. De Annatar mesmo, tivemos 2 min no máximo.

O Estranho tinha um baita potencial, e também deram uma "solução" corrida e mal contada, só pra tentar criar uma surpresa no Halbrand e jogar um Gandalf, assim caído do céu, sem mais nem menos, e sabe-se lá por que cargas d'água foi confundido com o Sauron. "Eu sou mau... eu sou bom"

Música final horrível.

Estética élfica bonita demais, bem melhor que dos filmes do PJ. Nesse episódio isso ficou mais evidente. Mas o Gil-Galad tá estranhaço. Tem algo nele que o faz cair no vale da estranheza. Não sei se é o cabelo, ou se a fantasia que não convence. De resto, tava tudo lindo em Eregion.

Dei nota 6.


Concordo com quase tudo, só não acho que a estética elfica da série esteja melhor do que a de Peter Jackson. Talvez porque eu tenha sido muito influenciada (inclusive como desenhista) pela estética elfica do Peter Jackson. Por exemplo, prefiro bem mais os 3 anéis elficos do sda.


@Melian desculpa os anglicismos. Eu estava me referindo à construção da tensão e à recompensa do expectador. O expectador vai se engajando com a história à medida em que tem uma construção da tensão (build-up) , e a recompensa (payoff) é o grande momento da revelação. Power moment acho que não precisa explicar, e cringe é vergonha alheia.

@Omykron hahahah sim. Pois então. Eu vivo uma vida trilingue em que basicamente as 3 línguas estão no mesmo patamar já. Minha vida cotidiana na rua é em francês e tenho amigos franceses, aulas e provas e trabalhos do mestrado foi tudo em francês, mas consumo muito conteúdo em inglês, escrevi toda minha pesquisa em inglês e agora trabalho (voluntário, mas né...) numa organização sem fins lucrativos em que tudo é em inglês. Espero que isso não tenha soado babaca. Eu acabei usando anglicismos para falar da série porque adoro canais do YouTube como o nerdwriter, o hello future me, o Preston Jacobs e outros que fazem análise de filmes, séries, escrita, roteiro... Acabei pegando os termos deles.

Aliás, tô embarcando para Toronto domingo. Fico 10 dias. Se por acaso tiver valinoreanos querendo dar um oi por lá, só dizer. Sei que é longe de Montréal, eu bem que queria dar um pulo em Montreal mas não vai rolar.
 
E por que geral quer ser racista e machista nesses reviews apenas com ROP, deixando HOD imune a isso?

São preconceituosos só com uma série? E tipo, é praticamente o mesmo público alvo: galera meio nerd entre 25 e 40 anos.
Pq Tolkien sempre foi visto como um "paladino" deles ao passo que a verve esquerdista de George R.R. Martin SEMPRE esteve imprimida no trabalho e na retórica dele sobre a própria obra.

Cês vão me desculpar ter que colocar os links mas só assim pra mostrar o grau em que as Guerras Culturais influenciam a exegese e crítica do Tolkien.



O pessoal da extrema direita é MUITO mais tendencioso a ser leniente com algo adaptado do trabalho de Neil Gaiman, Straczynski e Martin do que o do Tolkien. Então o GRAU do efeito "review bomb" com Tolkien atinge patamares MUITO mais altos.

Tanto é que esse tipo de abordagem conta com o AVAL de Tolkienistas célebres como o próprio Carl Hostetter , editor do Natureza da Terra-média, que é um trumpista roxo e do William Cloud Hicklin editor da cronologia que saiu na Tolkien Studies desse ano.
 
Última edição:
@Neithan, eu arrisco dizer o seguinte: Quando a história é fraca, as pessoas querem achar uma explicação. É grande a tentação de jogar a culpa em coisas como diversidade, quando o problema é simplesmente roteiro ruim. HoTD e RoP são uma boa evidência de que qualidade de roteiro não tem correlação alguma com diversidade de elenco. A história de HotD é boa e envolvente, de modo que enfrquece o movimento de culpar diversidade.
 
Pq Tolkien sempre foi visto como um "paladino" deles ao passo que a verve esquerdista de George R.R. Martin SEMPRE esteve imprimida no trabalho e na retórica dele sobre a própria obra.


O pessoal da extrema direita é MUITO mais tendencioso a ser leniente com algo adaptado do trabalho de Neil Gaiman, Straczynski e Martin do que o do Tolkien. Então o GRAU do efeito "review bomb" com Tolkien atinge patamares MUITO mais altos.


Verdade. Fica aquela história de "pode até mexer com o resto, mas não mexe com meu brinquedo favorito".

Aliás, concordo com todo mundo que achou a música bizarra no final. Poxa, poderia ter ficado épico caso... Bom, pra início de conversa:

1. Caso nos dessem uns segundos a mais antes de a música começar, para a nossa cabeça aceitar melhor a transição

2. Caso a música fosse mais inspirada, né? Afinal o texto é simplesmente um dos textos mais célebres de toda a história da literatura fantástica. Quem que fez essa música?!

3. (e talvez principalmente) vocês não estranharam termos uma música com os 9, os 7, os 3 e o 1 anel sendo que na série por enquanto só tem 3? Ficou meio... Hãn?
 
É só lembrar a choradeira que rolou quando saiu boato que ia ter nudez na série. Uma galera esperneando que ia ficar igual a GoT e como Tolkien se reviraria no túmulo. O público nerdola não é igual.

Falando em nudez, apareceram umas coxas de fora de uma das "místicas", vocês repararam em tamanha indecência? Tinha que ser uma servidora de Sauron.
 
E pensar que o máximo de nudez que já tivemos foi isso...
tumblr_n2hy9pTPSy1s1ao7zo3_r1_250.gifv
 
@Omykron hahahah sim. Pois então. Eu vivo uma vida trilingue em que basicamente as 3 línguas estão no mesmo patamar já. Minha vida cotidiana na rua é em francês e tenho amigos franceses, mas consumo muito conteúdo em inglês, escrevi toda minha pesquisa em inglês e agora trabalho (voluntário, mas né...) numa organização sem fins lucrativos em que tudo é em inglês. Espero que isso não tenha soado babaca.
tudo que irrita um frances eu sou 100% a favor.
eles me corrigem toda vez q eu mando um Croissant errado, eu pego no pé toda vez q falam meu nome errado, então nem precisa se desculpar por anglicismos. eu mesmo sofro pesado deles.
Aliás, tô embarcando para Toronto domingo. Fico 10 dias. Se por acaso tiver valinoreanos querendo dar um oi por lá, só dizer. Sei que é longe de Montréal, eu bem que queria dar um pulo em Montreal mas não vai rolar.
essas coisas tem de ser avisadas com antecedência, caro d+ viajar aqui muito em cima da hora, se não ia, aproveitaria para ver meu irmão e sobrinhos.

mas visite montreal. ou quebec. visite quebec no verão ou final de setembro primeira semana de outubro.
 
Sei uma coisa....a MÉDIA das notas DAQUI do fórum....com todos os defeitos que NÓS TODOS somos capazes de perceber, SEM DÚVIDA dá um resultado BEM MELHOR do que média do IMDB e congêneres. Alguém aqui já fez os cálculos?
 
@Neithan, eu arrisco dizer o seguinte: Quando a história é fraca, as pessoas querem achar uma explicação. É grande a tentação de jogar a culpa em coisas como diversidade, quando o problema é simplesmente roteiro ruim. HoTD e RoP são uma boa evidência de que qualidade de roteiro não tem correlação alguma com diversidade de elenco. A história de HotD é boa e envolvente, de modo que enfrquece o movimento de culpar diversidade.


Um dos motivos pelos quais eu torci muito, muito, muito para rings of power ser a melhor série da história. Uma pena que não tenha sido. Pelo menos hotd está sendo incrível e também é bem comunista, rsrs.


Mas falando sério - rings of power se deu melhor do que eu achava. Apesar de eu ter dado nota 8 uma vez (terceiro episódio) e umas notas 4. Para o episódio 8 eu dei nota 6 na enquete. Apesar de tuuuudo isso acho que minha nota final da temporada é 7. Realmente poderia ter sido tão, tão, TÃO pior.


Mais: arrisco dizer que se as condições fossem idênticas entre trilogia hobbit e rings of power, naquele momento, se ambos tivessem a mesma quantidade de texto para adaptar (se hobbit não fosse um livro bem detalhado sobre o que acontece, se tivesse a quantidade de lacunas que rings of power teve que enfrentar nos apêndices...) então o hobbit teria sido ainda pior do que foi. Acho que teve bastante ação do "departamento de vai dar m..." aqui na série rings of power. Foram comedidos, até. Podia ter sido mais fraco, mais mirabolante, mais sem sentido. Acabou sendo uma história que eu não vou considerar canônica no meu coração, mas não vou me esforçar para esquecer também. (eu faço isso com uma certa frequência, exemplo mais notório é o episódio 9 de star wars, eu tenho no meu coração um outro final e eu ignoro totalmente esse filme, não aconteceu, não existe para mim)
 
Sei uma coisa....a MÉDIA das notas DAQUI do fórum....com todos os defeitos que NÓS TODOS somos capazes de perceber, SEM DÚVIDA dá um resultado BEM MELHOR do que média do IMDB e congêneres. Alguém aqui já fez os cálculos?
:lol: Eu estava pensando exatamente isso.

E na verdade a nossa nota ficou abaixo da crítica especializada e acima da crítica popular. Inclusive acho que a nossa nota aqui é a mais coerente com a série. Sem querer parecer prepotente mas já sendo. :rofl:
 
:lol: Eu estava pensando exatamente isso.

E na verdade a nossa nota ficou abaixo da crítica especializada e acima da crítica popular. Inclusive acho que a nossa nota aqui é a mais coerente com a série. Sem querer parecer prepotente mas já sendo. :rofl:
Por isso mesmo que eu falei que a nossa "bolha" não serve pra avaliar a "Selva Selvvagia" lá de fora. E tb que é bom reforçar que o "nerdola" tolkieniano na média, lá fora mais do que aqui, rima com "carola" numa proporção FORA dos parâmetros normais. Pro bem e pro mal...
 
Última edição:
Alguém mais achou que a galadriel pós-cair no rio e voltar correndo pra forja dizendo BORA FORJAR 3 ENTÃO! Era o sauron? Depois de tantos mutantes assumindo imagem de outras pessoas, como a mística principal lá, parecia que poderia ter sido o sauron tomando a forma da galadriel e... No fim não era. Mas se não tivesse a cena final do Halbrand chegando de teletransporte em mordor eu totalmente ficaria nessa dúvida.


Galadriel tinha que ter contado tudo pra todo mundo imediatamente. Também estou com a pulga atrás da orelha se Annatar virá com o mesmo ator ou outro. Não faz sentido ser o mesmo.
 
Última edição:
Alguém mais achou que a galadriel pós-cair no rio e voltar correndo pra forja dizendo BORA FORJAR 3 ENTÃO! Era o sauron? Depois de tantos mutantes assumindo imagem de outras pessoas, como a mística principal lá, parecia que poderia ter sido o sauron tomando a forma da galadriel e... No fim não era. Mas se não tivesse a cena final do Halbrand chegando de teletrasporte em mordor eu totalmente ficaria nessa dúvida.


Galadriel tinha que ter contado tudo pra todo mundo imediatamente. Também estou com a pulga atrás da orelha se Annatar virá com o mesmo ator ou outro. Não faz sentido ser o mesmo.
Eu cheguei a pensar....e acho que o efeito nos trejeitos do rosto de Morfydd Clark e do ator do Finrod imitando os do "Halbrand" são TOTALMENTE intencionais pra criar ESSE efeito mesmo.

E, sim....Galadriel TINHA que ter contado pra todo mundo na base do auê mesmo....mas a vergonha e o resquício de anelo pelo poder, segurança e prosperidade na Terra-média eram grandes demais. Provavelmente uma boa dose de desejo mal resolvido também....
Mas aí, né? Quem nunca...
.
bebida eu nunca GIF by Programa Pânico
Quem Nunca Bbb GIF by Porta Dos Fundos


Sobre o "teleporte" dos valar e maiar cheque a mensagem postada com os quotes pertinentes colados nesse tópico aqui:



·
Follow
Read the books several times.Upvoted by
Cesar Alcaraz
, Big fan of Tolkien since 2013Updated 1y
Yes.

Teleportation, which would better described as instantly travel by thought, existed in Middle Earth, but it was a power exclusive of the Ainur (Valar and Maiar).

And it could only be made in spirit form, without body, which they could assume again when they reached the desired location. So the Istari did have no teleport abilities, nor Morgoth. Sauron if he was or not bound to a body had still that power. Probably he had.
That angelic order to which Gandalf originally belonged: lesser in power and authority than the Valar, but of the same nature: members of the first order of created rational beings, who if they appeared in visible forms ('humane' or of other kind) were self-incarnated, or given their forms by the Valar [added later: and who could move/travel simply by an act of will when not arrayed in a body - which they could assume when they reached the places that.]
Teleport was literally limitless, the Ainur could go to any place of the universe at a blink, including to other regions, knowing or no those places.
The Valar and Maiar were essentially ‘spirits’, according to Elvish tradition given being before the making of Eä. They could go where they willed, that is could be present at once at any point in Eä where they desired to be.
An example of what teleport look like is when Melkor (when he still had this power) disappeared from the temple of evil Men.
And when we had built a great house, he came and stood before the high seat, and the house was lit as with fire. 'Now,' he said, 'come forth any who still listen to the Voice!' There were some, but for fear they remained still and said naught. 'Then bow before Me and acknowledge Me!' he said. And all bowed to the ground before him, saying: 'Thou art the One Great, and we are Thine.' Thereupon he went up as in a great flame and smoke, and we ' were scorched by the heat. But suddenly he was gone, and it was darker than night; and we fled from the House.
Thus we know that the Valar and Maiar could go to any place in a flash. The question is whether this power could be used to transport people and objects as the One Ring.

The answer is again… yes.

How do you think Oromë brought Ingwë, Finwë, and Elwë to Valinor? How do you think Lúthien went to Mandos and how she and Beren returned to Middle Earth? How do you think Oromë brought stores of weapons from Valinor to the first elves protect themselves?

The Valar and Maiar had unlimited powers of motion, yet this is not a detail that Tolkien cared to explain as it was a divine element of his mythology. The sufficient explanation is that they could do this, and could also transport things and people with them without the help of any device once they are spirits prior to the concept of space within the world.
Also during the period of the Exile of the Noldor the Valar had for the time being cut all communications (by physical means) between Aman and Middle-earth. The Valar could of course have arranged for the transference, if there was sufficiently grave reason.
Beren and Lúthien were either teleported or transported back to Middle Earth. Probably they were transported.
The rehoused fëa [spirit] will normally remain in Aman. Only in very exceptional cases as Beren and Lúthien will they be transported back to Middle-earth. [How perhaps need not be made any clearer than the mode by which the Valar in physical form could go from Aman to Middle-earth].
Is there any form of transportation that could be used to destroy the one ring? If you mean, by going to Orodruin instantly, technically yes. But no person in Middle Earth had that power except Sauron.

However, you need not overthink in-universe explanations to answer this more directly. A real reason is enough. This is a story, and it is almost completely based on the characters' journey and what they encounter along the way. So this unlimited power is not necessary. Replace teleport with eagles and the reason is the same.

Not everything that exists in-universe necessarily needs to agree with what the reader thinks. Often a writer makes economic use of certain mechanisms, he did not take them into account, or they simply were invented later. The second reason I think explains teleportation in Middle Earth and the One Ring.

Ah.... no meu "fânon"....a presença da Galadriel foi FUNDAMENTAL pra que Celebrimbor e ferreiros conseguissem "persuadir" e "convencer" o mithril e demais "ligas" a se combinarem entre si.... Para além do uso da adaga do Finrod como matéria-prima...

Do mesmo jeito que as gestações élficas consomem energia espiritual dos progenitores, trabalhos de ferreiros mágicos élficos podem ser feitos com o "coração" e a "mente" tanto quanto com os utensílios do forjador....

E , pra mim, não era À TOA que Halbrand queria que Galadriel VOLTASSSE pra forja pra concluir o trabalho e/ou "deixar que ele prosseguisse".

1665776066718.png


Acima capa do Silmarillion pelo Mike Dringenberg, desenhista e arte-finalista das primeiras histórias de Sandman ( principal desenhista de A Casa de Bonecas e arte-finalista de Prelúdios e Noturnos).

Fëanor forjando os Silmarils...
 
Última edição:
Galadriel tinha que ter contado tudo pra todo mundo imediatamente. Também estou com a pulga atrás da orelha se Annatar virá com o mesmo ator ou outro. Não faz sentido ser o mesmo.
Aparentemente ela foi convencida pelo argumento de Sauron de que os elfos precisavam de sua ajuda para sobreviver, através da forja dos anéis. O argumento da urgência pela sobrevivência dos elfos é horroso, mas talvez a escolha dela de não falar nada tenha sido razoável. De toda forma, é outra situação que eu preferiria mil vezes ver de outra forma: Faria muito mais sentido Celebrimbor saber da realidade sobre Sauron e escolher não falar nada, por vaidade e ambição de realizar seu projeto.
 
Aparentemente ela foi convencida pelo argumento de Sauron de que os elfos precisavam de sua ajuda para sobreviver, através da forja dos anéis. O argumento da urgência pela sobrevivência dos elfos é horroso, mas talvez a escolha dela de não falar nada tenha sido razoável. De toda forma, é outra situação que eu preferiria mil vezes ver de outra forma: Faria muito mais sentido Celebrimbor saber da realidade sobre Sauron e escolher não falar nada, por vaidade e ambição de realizar seu projeto.


Alguém me explica por que tivemos tanto tempo em narrativas paralelas se esta temporada deveria ter sido sobre isso que tu falou?...

Sigo achando que essa história de intercalar um monte de núcleos num mesmo episódio e na mesma temporada foi ruim.



ALIÁS, elfos, decidam-se! Sair da terra média é triste ou é prêmio?
 
E todo aquele auê sobre a folhinha caindo e despertando o balrog sendo que, na real, o núcleo dos anãos nem apareceu neste episódio? Repito, não liguei, porque eu tava interessada era no Sassá, mesmo, mas, minha gente, [bota uma daquelas expressões em inglês da Mellime, aqui, para dizer que é uma propaganda enganosa, meio que pra chamar a atenção do povo], sabe?

SE ESCREVER O TREM — ROTEIRO — DIREITINHO, NÃO PRECISA DE ARTIMANHA PRA CHAMAR A ATENÇÃO; O INTERESSE DAS PESSOAS VEM, NATURALMENTE. Por exemplo: quando acaba o episódio de House of the Dragon, no domingo, eu já estou obcecada pelo episódio que só virá na próxima semana.
 
E todo aquele auê sobre a folhinha caindo e despertando o balrog sendo que, na real, o núcleo dos anãos nem apareceu neste episódio? Repito, não liguei, porque eu tava interessada era no Sassá, mesmo, mas, minha gente, [bota uma daquelas expressões em inglês da Mellime, aqui, para dizer que é uma propaganda enganosa, meio que pra chamar a atenção do povo], sabe?

SE ESCREVER O TREM — ROTEIRO — DIREITINHO, NÃO PRECISA DE ARTIMANHA PRA CHAMAR A ATENÇÃO; O INTERESSE DAS PESSOAS VEM, NATURALMENTE. Por exemplo: quando acaba o episódio de House of the Dragon, no domingo, eu já estou obcecada pelo episódio que só virá na próxima semana.
(bait) (hihihi)
(e cliffhanger também)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo