Ilmarinen
Usuário
O próprio Tolkien no Silmarillion colocou vários dos homens já instruídos pelos Eldar chamando os valar de "deuses" com minúscula ( daí a diferença do "Deus" usado pra Eru Ilúvatar que Tolkien emprega nas cartas). O próprio narrador do Silmarillion usou o termo em um trecho superimportante como sinônimo dos valar. Na série da Amazon a expressão é usada pra passar justamente a idéia de que a equivalência existe, grosso modo, pro público que não leu os livros.
Eles nem tentam mais esconder que o elenco da série não sabe nada sobre o próprio trabalho. Algumas pérolas: Celebrimbor é o Senhor dos Anéis. Eu já imaginava que alguma coisa assim apareceria depois de colocarem Celebrimbor como um segundo vilão em Sombras da Guerra. Talvez isso realmente aconteça.
Outra: Os Valar são semi deuses do Monte Olimpo. Isso está claro com Elendil e Míriel chamando os Valar de Deuses em Númenor onde se adorava Ilúvatar. A mistura cultural e aquela cena deles cantando bêbados com mulheres no colo mostra que Númenor da Amazon é uma terra politeísta pagã e que talvez os próprios Valar sejam retratados ou referidos como deuses gregos arrogantes e boêmios que não se importam com os seres inferiores.
Dos Valar Os Grandes, entre esses espíritos, os elfos denominam Valar, os Poderes de Arda; e os homens com
freqüência os chamaram deuses. Os Senhores dos Valar são sete; e as Valier, as Rainhas dos Valar,
E Melkor subiu por essa escada e chegou àquele lugar nas alturas, parou a seu
lado e baixou o olhar até o Reino Protegido. Abaixo deles, estavam os bosques de Oromë, e a oeste
tremeluziam os campos e as pastagens de Yavanna, dourados abaixo do alto trigo dos deuses.
E a Taniquetil, a montanha onde habitam Varda e Manwë, cume mais alto das Pelóri, é mesmo equivalente do Monte Olimpo em uma série de coisas. A resposta deles é feita pra passar essa idéia básica pro público no geral.Enfrentamos longos caminhos – diziam eles, abertamente – desejando escapar aos perigos da
Terra-média e dos seres sinistros que ali habitam; pois ouvimos dizer que havia Luz no oeste
Mas agora descobrimos que a Luz fica do outro lado do Mar. Não podemos ir para lá, onde
moram em bem-aventurança os Deuses, com exceção de um, pois o Senhor da Escuridão está
aqui diante de nós; assim como os eldar, sábios porém cruéis, que lhe fazem guerra sem cessar.
Esse purismo anacrônico e seletivo com que você sempre sai querendo depreciar a série, Kimberly, só mostra como vc mesma dá a impressão de que NÃO É muito familiarizada com os livros que, para vc, a Amazon está corrompendo. Não é a primeira vez que a gente vê vc dando esse tipo de cochilada.
Além do mais....o que tem a ver um cara aleatório estar num bar com uma mulher no colo com a noção dele ser "pagão" e "politeísta"? Quanto neguinho judaico-cristão no nosso mundo não anda com uma tiete sentada no regaço em alguma "New Sagitarius" da vida mas é católico, crente, protestante, evangélico, judeu ou o escambau?
Desde quando vc viu implícita na obra do Tolkien a noção de que Númenor teria que ser um paraíso terrestre ( coisa que o próprio Tolkien disse que não era) anódino e univesalmente "puritano" só pq os habitantes eram "monoteístas"? Ainda mais considerando que ao tempo de Tar Palantir, pai de Míriel, a fé em Ilúvatar já tinha se esboroado e o grosso da população mais temia do que reverenciava os valar?
Última edição: