Acho que temos mais dois sinais de que Halbrand é Sauron:
1) Miriel fala que um dos sinais/presságio da queda de Númenor é a chegada de Galadriel à Ilha. Mas, neste caso, quem veio à Númenor foi justamente Halbrand. Ele teve meio que um "passe livre" em Númenor justamente por estar acompanhado por Galadriel e se dizer um rei exilado no sul.
2) O fato de Númenor ter ido a guerra após as "lágrimas/pétalas dos anjos" lamentando/avisando do destino trágico da ilha pode ter sido um aviso "sim e não" dos Valar:
O sim sobre a necessidade de mudança de postura de Númenor para cessar o isolacionismo da ilha para participar dos problemas da Terra-média. Mas podiam aproveitar para mostrar a decadência moral/espiritual do reino através de cenas simples. Tipo, imagine uma família que perdeu um ente querido por velhice, e de repente passa uma elfa milenar na frente deste enterro. Cara, não precisa de nenhum diálogo. É uma sutileza simples e de muito mais impacto do que alardear: os imigrant...quero dizer, os elfos roubarão nossos empregos.
E o não pode ter sido um erro de interpretação de Miriel. O procurar demais seu Inimigo quando ele está lá como um Cavalo de Troia. O fato da ilha ter tanto ressentimento dos elfos e terem prestado atenção apenas em Galadriel, fez com que eles ficassem cegos ao grande perigo que não virá com super-força ou um superpoder, mas sim através de ideias, filosofia, religião e sutileza de Sauron.
Halbrand vai pedir que Númenor ataque os Orcs do sul na região que será Mordor. Ora, se Adar for adversário de Sauron, para o controle dos Orcs e demais monstros de Morgoth, o ataque de Númenor eliminará um inimigo político de Sauron e criará um vácuo de poder dando de bandeja os Orcs à Halbrand como salvador de seu povo. Algo similar ao diálogo de Shagrat e Gorbag que falam da ameaça de extinção dos Orcs pelos outros povos e a necessidade que eles têm de Sauron como protetor.