• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 5 (com spoilers)

Qual sua nota para o quinto episódio da primeira temporada?

  • 10

    Votos: 9 20,5%
  • 9

    Votos: 3 6,8%
  • 8

    Votos: 5 11,4%
  • 7

    Votos: 12 27,3%
  • 6

    Votos: 6 13,6%
  • 5

    Votos: 2 4,5%
  • 4

    Votos: 1 2,3%
  • 3

    Votos: 4 9,1%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 2 4,5%

  • Total de votantes
    44
Não tive paciência para ler todas as páginas, mas só pra deixar aqui registrado que eu gostei muito do episódio (só consegui assistir no sábado). A música da Papoula me fez chorar sim e 8 episódios serão pouco.
Se demora um dia para assistir o episódio, já temos páginas e páginas para ler aqui no fórum. :rofl:
 
Pra começar.

Ver anexo 94485

Os clones invadiram a Terra-média. Uma produção milionária usando paint pra preencher espaço numa cena que nem se trata de um exército. Sem mudar rosto, sem mudar roupa. A maioria dos figurantes está repetida. Para onde, por Deus, foi esse dinheiro?

Kemen não consegue convencer o pai a mudar de idéia e vai lá tocar fogo nos barcos pela namoradinha. Quase mata o Isildur, que infelizmente, de longe é o personagem mais injustiçado de Tolkien, pior que Galadriel. Transformaram ele num jovem fracassado que pelo visto não tem casa e vive nos becos (porque não tá sobrando grana pra fazer cenário), aceita tomar soco na cara por nada e fica se rastejando pra ter posto. Apenas um menino com tédio que não tem nada pra fazer e decide que também quer passear de barco. Sorte que o ator dele é a única pessoa simpática do elenco e só por isso a desgraça não é completa.

E essa história do barco do Isildur que é só a cereja do bolo de um enredo absurdo do Halbrand. A maluca revoltada enfia na cabeça que ele é rei, que quer ir pro Sul, que quer unir seu povo, faz a rainha acreditar que nessas terras o Mal está dominando, sem prova de nada, diz que tem homens lá que Halbrand tem que combater, sem nunca ter pisado lá pra ver isso, daí no último minuto depois de reunir os voluntários, o Halbrand fala "quem disse que eu quero ir"? Pior: é só depois de tudo isso que eles chamam o Halbrand e decidem o local de viagem. E pra fechar: ninguém perguntou se o cara queria ir e se ele não fosse acabava a viagem. É brincadeira hein?

Daí vem com história de barquinho. Nem um único guarda fazendo vigia apesar de ter gente contra a viagem que poderia fazer sabotagem. Isildur, morador de rua, dorme lá no barco mesmo. Palhaçada dele e do Kemen puxando lanterna, explodem tudo. Os únicos que saem de lá são os 2. Elendil pergunta: "o que aconteceu"? Isildur: "explodiu". Aaah não me diga. Depois o povo falando que não sabia quem foi o bandido. Pelo amor de Deus só tinham duas pessoas na cena do crime. Bom, o mesmo tapado, comandante, que foi roubado pelo Halbrand, não conseguiu entender que o filho estava aprontando saindo de uma explosão com outro cara que não deveria estar lá. É insultante.

Cena da luta da Galadriel. É maravilhoso que ela quis treinar os meninos se exibindo igual um pavão e não instruindo nada útil. No final ainda fica no vácuo tentando se aparecer pro Halbrand. Igualzinha uma criança mimada. O pior é que a espada estava afiada e a qualquer momento ela poderia matar algum deles ou ser desmembrada. É patético.

Aquela cena do jantar. Misericórdia. Todo mundo achando que seriam pessoas importantes falando coisas importantes. 4 personagens e a mesa era preenchida por figurantes mudos. Dúrin falando coisas de completo mau gosto. Não teve graça, não teve relevância, só um desrespeito com o telespectador e com a própria história. Conversa de levar embora a mesa porque era sagrada. Todo mundo mente, nenhum personagem tem caráter, nem honra, nem absolutamente nada. É cobra comendo cobra.

E o papo do mithril. Nossa. Elrond não podia quebrar o juramento. Juramento que ele quebrou falando umas 3 vezes que ele sabia do negócio pro Gil. "Você sabe"? Pergunta Gil. "Eu admito", responde Elrond. Depois de novo: "fala do mithril". Elrond: "não posso, jurei". Depois "vai ter que quebrar o juramento hein, a gente vai morrer por sua culpa". Cara, tá surdo ou tá louco? Pior ainda, ele por livre e espontânea vontade mostra o mithril pro Celebrimbor. E continua falando de juramento depois. Pelo amor viu.

Conversa mole de Silmaril dentro de árvore, de raio cair na árvore. Aí do nada vem com papo de que se não pegar mithril e iluminar a raça dos Elfos vai desaparecer. Gente? O quê? Eu só consigo pensar numa coisa, os caras mudaram tanto a natureza dos Elfos nessa série que começou com Arondir abrindo berreiro por causa de cortar uma árvore que vai terminar assim:


Não bastasse não darem explicação nenhuma sobre isso, sobre o que é aquela coisa na árvore (só uma metáfora sem sentido), o motivo deles serem atingidos por aquilo (não é só mudar de floresta, pai?), ainda vem falar de que escuridão vai marchar sobre a face da terra. A escuridão que há 4 episódios ele disse que não existia? Do que ele está falando nesse momento? Chega no fim das contas dizem que Elrond tem que quebrar o juramento pra conseguir mithril. Todo mundo já tava sabendo do negócio de maneiras mágicas, o Celebrimbor estava fazendo testes com o minério que sei lá de onde ele tirou, era só ir pedir pro dono dos porco que fez aquela ceninha tosca de que é o cara que vai salvar toda uma raça. Mas fica nesse papo sem noção de juramento até a última cena. E eu não sei se esqueci de algo, mas o Elrond não foi falar com Dúrin porque queria ajudar o Celebrimbor a fazer a Babel dele lá? Do nada o cara manda: "fui falar com você sem saber, mas sempre foi pelo mithril".

200.gif


Nada faz sentido. Absolutamente nada.

Adar já com referência ali de que vai fazer sacríficio humano. Espero realmente que eles não transfiram os crimes de Sauron para Adar e façam Sauron sair de bom moço. Não for o caso, vai ter competição de sacrifício humano aí. Não sei o que é pior. Nem sei o que pensar mais.

Terminando com Númenor indo pro Sul, com três parcos barquinhos. Falaram que era reforço de 500, não tinha 50 no barco da Galadriel, que foi com os adolescentes rebeldes mesmo. Guardas, exército, não vi nenhum. No final eu entendi que eles não tem figurantes pra interpretar muita gente então não dava pra montar exército e a massa que deu a impressão de multidão pra campanha de guerra foram os figurantes da cidade mesmo que nem foram mostrados depois mais. Inclusive talvez eles reaproveitem figurantes em todos os núcleos. Númenor foi conquistar as terras do Sul contra as hostes do Inimigo nem com 100 pessoas. Um passeio. Uma piada.
Ainda bem que só falta 3, não aguento mais.

Ela querendo deixar as pessoas do esquadrão dela pra trás, sendo que no contexto de guerra e principalmente um elfo que é um ser elevado isso seria nem uma hipotese principalmente de uma comandante como ela, que depois confessa que usou as pessoas e bla bla bla, mas o que mais me chamou a atenção foi "Eles não conseguiam mais me diferenciar do mal que combatiam" ou algo assim, sendo que as folhas só ficaram negras depois da partida dela, mas de alguma forma ela leu o roteiro o_O

To assistindo GOT, em 5 episódios parece que eu to vivendo na corte a anos, roteiro escrito por profissionais é outra pegada, te colocam na história, te fazem se apegar a personagens até porque eles parecem reais e tomam decisões lógicas, enquanto em ROP é um vai não vai, e quando vai até vai, mas sem sentido nem contexto, vão deixando várias pontas soltas, ai do nada resolvem de uma forma mágica e sem muita explicação, viagem demais.

Mas sério, chorei na música da Papoula, chorei mesmo, chorei muito muito mesmo, de soluçar, fiquei... sei nem que palavra usar
fod@m-s3 os pés peludos, seus mapas, seus costumes e suas canções

megan amram crying GIF by An Emmy for Megan


A propósito

IMG_20220925_163807.webp
 
Última edição:
Tá com cara que não vai acontecer nada na temporada inteira e no final do último episódio vão largar uma bomba só pra você querer ver a próxima temporada.
Ora, se à falta de uma boa contação (adorei o termo, dando o crédito a quem o usou há algumas intervenções atrás) a série se sustenta à base de "o que é, o que é", a minha surpresa vai ser nula com essa bomba, que eu apostaria há de ser uma suspensão bem clichezona. Não duvido nadinha que seja, enfim, a revelação final (é tão clichê que a gente cai no pleonasmo) de quem seja Sauron. Sauron que os sulistas da série chamam de "Sauron" mesmo, em quenya, quando para Tolkien a nominação do mal é um tabu, daí Sauron, Gorthaur, o Cruel, o Inimigo, o Olho, e, por outro lado, Annatar. Mas o que é isso em comparação com tantas coisas cuja repetição é dispensável, né?
Novamente, inevitável não comparar. Pode-se não gostar do Smaug de P.J.? É claro que sim. Mas o dragão abrindo o olho ou alçando voo para atacar não é um finalzão? É um finalzão.
 
quando a Enquete é criada como sendo secreta, não tem como abrir depois os votantes

ou cria já aberta ou já era
 
Eles estão alinhando uns pontos difíceis: apresentação da Galadriel; mithril; Númenor e tudo mais dentro do conceito que eles definiram de compressão temporal (🤔)

Espero que na segunda série não tenhamos tantos problemas canônicos a se resolver e a série seja mais fluída.

Mas teremos nestes próximos três episódios a revelação de Sauron e muito dedo n c* e gritaria.
Eu não domino o modo como se faz uma produção audiovisual, mas faço algumas suposições com base no mero raciocínio. "Estão alinhando" dá a entender que está todo mundo neste momento trabalhando no que vai sair daqui para o dia 14. Ora, eu suponho que não há como alinhar o que já está produzido e à espera de publicação ou é que nem produção de telenovela e eu não sabia?
A questão é: nas atividades mais corriqueiras da vida, quando a gente escreve um texto que vai ser amplamente difundido, costuma pedir a alguém que o leia e nos diga o que achou. Então, de novo: para onde foi tanto dinheiro? Que parece faltou até revisor.
 
Mas sério, chorei na música da Papoula, chorei mesmo, chorei muito muito mesmo, de soluçar, fiquei... sei nem que palavra usar
Está me imitando, mas não ficarei triste, porque seus posts estão ajudando o tópico a aumentar o número de páginas. :-D

Seguirei exercitando a humildade e internalizando as seguintes palavras: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Não se esqueça do 13 no dia 02 de outubro, hein, parça?
 
Eu não domino o modo como se faz uma produção audiovisual, mas faço algumas suposições com base no mero raciocínio. "Estão alinhando" dá a entender que está todo mundo neste momento trabalhando no que vai sair daqui para o dia 14. Ora, eu suponho que não há como alinhar o que já está produzido e à espera de publicação ou é que nem produção de telenovela e eu não sabia?
A questão é: nas atividades mais corriqueiras da vida, quando a gente escreve um texto que vai ser amplamente difundido, costuma pedir a alguém que o leia e nos diga o que achou. Então, de novo: para onde foi tanto dinheiro? Que parece faltou até revisor.

Alinhando, durante o primeiro ano, uma série de fios narrativos que levam centenas de páginas de livros pra explicar (e muitos não são "explicados" a contento, ou possuem múltiplas explicações mesmo por Tolkien). Ainda mais sem o direito às demais obras que não O Hobbit, SdA e Apêndices (mas esse buraco eles mesmo se enfiaram).

Explicar Valinor, Guerra da Ira, Valar, mithril, Eregion, Anatar, Galadriel (só no Contos Inacabados tem o que, umas quatro versões?), Númenor... basicamente uns 20 mil anos de história pra poder mostrar o que a série pode e quer mostrar mostrar (criação dos Anéis, guerra de Eregion, fundação de Vanfenda, fundação de Lórien, queda de Númenor, Batalha da Última Aliança) demanda um esforço grande. E que não vai ficar a contento de muita gente, pq vai sempre ter furo.

Mas no segundo ano, que deve partir dos Anéis de Poder propriamente ditos, deve ficar mais liso e direto
 
Galadriel largou a armadura e espada no navio, pulou no mar, derrepente surge novamente de armadura e espada no final desse episódio, parece que a Amazon fez entrega flash de Valinor para Númenor.
Gente, não vi ninguém comentar, mas alguém sabe como a galadriel volta com a mesma armadura que ela jogou fora quando cruzou o oceano a nado? Até o brasão central é igual, o mesmo usado na guerra pelo irmão dela. Achei que poderia ser uma nova, mas devido ao brasão e aos detalhes fica obvio ser a mesma.
Pô, pessoal. 11 páginas e ninguém viu que NÃO É A MESMA ARMADURA??? :lol:
1664204150141.webp
1664204181602.webp

Até um edain (HallBrand) luta melhor que eles.
Incorreto. Todos os homens são chamados de Edain, ou apenas os amigos dos elfos, mas nunca apenas os homens inferiores.

Eu estou perfeitamente ciente que em algum momento eles terão de mostrar uma "Númenor potência" na série, mas isso ficará inverossímil dentro da narrativa da série. O espectador leigo na obra de Tolkien não será capaz de entender como um povo que manda pescadores à guerra do nada aparece com um exército que vai colocar Annatar pra fugir. Então, seu contorcionismo para justificar a Númenor da série como algo digno da retratada pelo criador da obra é um esforço inglório (e inútil).
Isso é fácil: basta o Annatar liderar um exército de merda, bem fraquinho.

Claro, é óbvio que eles não querem ganhar dinheiro e desejam sabotar o próprio trabalho. Pagar uma fortuna pelos direitos só para vandalizar.
É que a Amazon é uma mega corporação de Satanás, que pretende destruir o legado cristão de Tolkien.

Elendil pergunta: "o que aconteceu"? Isildur: "explodiu". Aaah não me diga.
Ficou bem claro que Elendil entendeu o que aconteceu mas não quis denunciar o Kemen para o Pharazôn. Olha a cara dele, e a espera.

Todo mundo mente, nenhum personagem tem caráter, nem honra, nem absolutamente nada. É cobra comendo cobra.
Claro, estamos falando de anãos e elfos, caramba. Já esqueceu de Doriath?

Pior ainda, ele por livre e espontânea vontade mostra o mithril pro Celebrimbor. E continua falando de juramento depois.
Isso foi realmente muito tosco :lol:

É cansativo, desgastante como esse nitpicking em cima de detalhes de pouquíssima relevância, os quais são passados por cima em qualquer outro gênero de ficção, viram o foco da atenção da Fandomship quando ela está persuadida a passar o "pente fino" só pq o "produto" não bate com a visão idealizada introjetada durante tanto tempo dentro das mentes como leitores.
Olha, eu não analiso séries, nem filmes. Não entendo nada de cinema. Só estou assistindo Anéis de Poder por causa de Tolkien. Literalmente. Não estou assistindo e não pretendo jamais assistir House of the Dragon, por exemplo. Talvez eu seja a exceção, talvez não seja o público alvo da Amazon. Mas o que me interessa nessa série é a Terra-Média.

cito público comum também, que eu já vi acontecer
Também vi. Numa conversa fiada vi uma galera (que não liga pra Tolkien) tirando sarro da cena da Galadriel no pocotó...


Eles não têm uma "estória" pronta....Têm uma "história" com uma série de noções metafísicas, sociológicas e antropológicas que dependeria, pra uma inserção orgânica "fácil", de conhecimento prévio de um material narrativo que eles não podem usar ( a mitologia dos Tempos Antigos e da Primeira Era). Eles não podem fazer uso direto e extensivo dele mas ainda assim precisam referir de forma oblíqua sem usar as palavras do próprio Tolkien pra isso e nem circunstâncias exatas como descritas pelo Tolkien em material cujos direitos eles não possuem. É, ficar entre a "cruz e a caldeirinha".
E eles nem poder fazer uso desse aí não, precisam se restringir à forma ainda mais lacunosa dos apêndices do SdA.

É uma história construída no meio de gaps que uma vez que qualquer pessoa tenta preencher, mesmo que fosse o próprio Tolkien, se depara com uma miríade de escolhas possíveis, algumas delas contraditórias ou com imensos buracos no meio.
Esse é claramente o problema. Quiseram adaptar um material inadequado. Os apêndices não são um material para se adaptar para filme, por que eles nem sequer são uma narrativa coesa e envolvente.


mas tb "dar um desconto" e "agradecer as bençãos" já que é , inclusive, por conta da valorização da IP (a Propriedade Intelectual a respeito da qual a @Kimberly Raabe perguntou outro dia), da "franquia Tolkien", imensamente propelida já como efeito paralelo da criação da série, que, nós brasileiros, FINALMENTE estamos tendo acesso a novas traduções do Tolkien e às tão esperadas traduções da A História da Terra-média*.
Se realmente tiver uma relação de causa e consequência aqui, fica minha gratidão à Amazon. Muito bom ter a HoME traduzida.

música de Númenor é bem legal, mas quando ouço minha mente vai para o Oriente (lindo, deslumbrante, colorido, rico, cheio de joias e brilhante)
Estranhei também a falta de cor, principalemtne por que hoje sabemos que as estátuas gregas antigas eram coloridas:
1664203989314.png

Vc só não deduz a presença de um intervalo de tempo aí como a Melime fez na postagem dela porque vc NÃO QUER!
"Nossos navios partirão em 10 dias" - Pharazôn, ep.04, 1:05:38
(Amazon apaga meus prints)
1664204046149.webp

EU curti o Adar. Não sei se ele está preperando Mordor para Sauron, se é SAuron, se é um general de Morgoth que rivaliza com Sauron. Mas gosto mais da última hipótese. Sabemos que elfos foram torturados por Morgoth durante tempo incontáveis, e que sua vontades foram quebrantadas.
Fiquei com a impressão de que ele pode ser um elfo muito antigo. Talvez ele seja um desses elfos que Morgoth torturou, e talvez os orques sejam mesmo seus filhos - isto é, Morgoth utilizou de cruzamentos forçados de Adar com elfas ou outras criaturas e fez experimentos com os embriões até criar os orques. Isso explicaria seu rancor e ódio e sua preocupação com os orques. Talvez ele queira redimir os orques.

botando carroça dentro de brejo
Também achei muito estranha essa cena, até que vi de novo o episódio e faz sentido no mapa - é o ponto mais fácil de cruzarem o rio que precisam atravessar para chegar no destino deles.

Sim, seria o Homem na Lua:

Eu gosto muito do Homem da Lua, é um personagem divertidíssimo pra mim. Mas acho que faz pouco ou zero sentido, principalmente a associação com Tilion. Em todo caso, o estranho é meio abestalhado, parece que ele está aprendendo a lidar com a realidade corpórea agora, ele se encarnou para a queda. Não é só perda de memória, é mais sério o caso dele.

Nessa época creio que eles estariam em Dol Amroth, não em Lórien.

Sério q c quer enquete aberta?
Por favor :obiggraz:

para onde foi tanto dinheiro?
Marketing
 
Poxa, é mesmo. Mó preguiça buscar os episódios velhos pra olhar. É que a gente já estava habituado a ver a Galadriel nessa armadura aí, mas por causa das imagens de divulgação da série... Daí geral achou que era a mesma.

Mas enfim. Quem fez a acusação de erro no roteiro era quem deveria ter tido mais cuidado. Chupa, haters! :rofl:
 
11 ainda?

Bem, a resposta estava o tempo todo lá:

Dobradiça.webp

Na "cela" ao lado. Fica claro, observando a dobradiça, que a porta abre para dentro e para fora.

:drunk:

Cela entre parênteses porque isso não é uma prisão, mas um ninho de amor! :abraco:

E o povo nem aproveita pq tá vazia, vazia...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo