• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 6 (com spoilers)

Qual sua nota para o sexto episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    42
Realmente isso eu tb nao entendi. Se esse forte não era seguro, eu nao sei o que seria. Um único acesso estreito, muralhas altas, uma torre para vantagem, provavelmente tinha uma rota de fuga tb. Bizarro, no mínimo. A única explicação que me ocorre é, de novo plot device, já que a fechadura da adaga-chave está justamente em Ostirith. Seria mais razoável talvez se o ataque fosse todo a Ostirith, os sulistas resistiriam como Rohan no Forte da Trombeta. Eventualmente os orcs conseguiriam invadir, o povo sairia pela rota de fuga e Arondir faria alguma acrobacia para bloquear a rota de fuga e proteger seu amigos. Os sulistas continuam fugido madrugada adentro, com alguns orc eventualmente alcançando eles e aí chegaria a cavaliaria númenoriana para salvar o dia. Pronto.

Finalmente assisti. Adorei o episódio, etc.

Mas isso aqui me intrigou também. Trocar uma fortaleza na montanha por uma vila, onde o recurso final para a resistência seria uma Taverna, que é um casebre um pouco maior construído em madeira?

É como se o Porquinho que fez a casa de Tijolo tivesse decidido se proteger do Lobo na casa de palha do irmão mais preguiçoso.
 
O que me deu mais satisfação nesse episódio foi ter acertado quem era o Adar (ainda que não fosse muito difícil). :obiggraz:

Mas sério, depois de Galadriel decidir voltar nadando de Valinor eu não tenho uma expectativa de coisas muito diferentes dessas bizarrices como "vamos pra torre se quisermos viver", "voltemos da torre se quisermos viver". Se eu fosse o roteirista, eles iriam fugir pela passagem de Cirith Ungol e topariam com a Laracna (que a essa altura já deveria estar ali), que comeria uns 10 deles. Mas achei que, apesar de tudo isso, o episódio ficou muito legal.

Quando aparece o orque grandão pra lutar com o Arondir, todo mundo pensa: chegaram os uruks! Daí depois vem a explicação de que os uruks são os orques, achei essa quebra de expectativa bacana.

Claro que a Bronwyn deveria ter morrido, e o Arondir deveria ter ficado cego de um olho. Se mataram aqueles elfos no começo, poderiam muito bem matar ela também. Flechada no coração costuma ser fatal.

E todo mundo reclamando das batalhas serem pequenas e sem grandiosidade, mas isso é adequado para o momento e para o timing da série. Depois teremos, creio, exércitos maiores.

Os túneis terem um propósito também foi bem interessante, embora seja estranho que eles já estivessem cheios de água quando o Arondir foi capturado.

Só espero que a espada negra não sirva apenas pra isso, por que foi um mistério muito grande pra ser simplesmente uma chave da represa.
 
A questão de trocar o forte pela taverna... Me pareceu que eles não tinham uma boa noção do tamanho das tropas inimigas e imaginaram que com aquele estratagema iriam matar quase todos os orques, e que no vilarejo iam se defender só contra uns gatos pingados. Era um sacrifício que teria valido a pena, se estivessem correto. Daí depois ele perceberam que os caras ainda tinham muuuita gente e...
images (12).jpeg
 
O que me deu mais satisfação nesse episódio foi ter acertado quem era o Adar (ainda que não fosse muito difícil). :obiggraz:

Mas sério, depois de Galadriel decidir voltar nadando de Valinor eu não tenho uma expectativa de coisas muito diferentes dessas bizarrices como "vamos pra torre se quisermos viver", "voltemos da torre se quisermos viver". Se eu fosse o roteirista, eles iriam fugir pela passagem de Cirith Ungol e topariam com a Laracna (que a essa altura já deveria estar ali), que comeria uns 10 deles. Mas achei que, apesar de tudo isso, o episódio ficou muito legal.

Quando aparece o orque grandão pra lutar com o Arondir, todo mundo pensa: chegaram os uruks! Daí depois vem a explicação de que os uruks são os orques, achei essa quebra de expectativa bacana.

Claro que a Bronwyn deveria ter morrido, e o Arondir deveria ter ficado cego de um olho. Se mataram aqueles elfos no começo, poderiam muito bem matar ela também. Flechada no coração costuma ser fatal.

E todo mundo reclamando das batalhas serem pequenas e sem grandiosidade, mas isso é adequado para o momento e para o timing da série. Depois teremos, creio, exércitos maiores.

Os túneis terem um propósito também foi bem interessante, embora seja estranho que eles já estivessem cheios de água quando o Arondir foi capturado.

Só espero que a espada negra não sirva apenas pra isso, por que foi um mistério muito grande pra ser simplesmente uma chave da represa.

Aquela briga na mão foi ridícula, o Orc fica jogando ele de um lado pro outro esperando a Bronwyn chegar basicamente, o Arondor em nenhum momento pensou em levar um punhal pra batalha? Achou que o arco já estava bom kkkk
A série se preocupa muito em criar tensão e até uns jumpscares em quem assiste, isso ás custas de qualquer elemento que poderia enriquecer a narrativa, os acontecimentos são justificados só no momento em que acontecem e não num contexto maior, deixa tudo muito raso

Fiquei com muita dó do tiozinho que morreu, mas a Bronwyn ficou viva por que estava com a plot armor

A questão de trocar o forte pela taverna... Me pareceu que eles não tinham uma boa noção do tamanho das tropas inimigas e imaginaram que com aquele estratagema iriam matar quase todos os orques, e que no vilarejo iam se defender só contra uns gatos pingados. Era um sacrifício que teria valido a pena, se estivessem correto. Daí depois ele perceberam que os caras ainda tinham muuuita gente e...

Claro, não viram as centenas e centenas de tochas que vinham
 

Antes de entrar em tudo isso, deixe-me dar os devidos créditos: Adar é um personagem fantástico, e esta semana me fez gostar ainda mais dele. Ele chama Galadriel em um ponto, o que lhe dá alguns pontos extras, mas principalmente ele é apenas um vilão realmente fascinante e o desempenho de Joseph Mawle é de alto nível. Francamente, ele faz todos os outros neste episódio parecerem ruins. Eu gostaria que ele tivesse um show melhor para ser um vilão tão convincente porque ele está desperdiçado aqui.


Adar dá um discurso realmente emocionante para seus “filhos” os orcs no início do episódio que faz o discurso pateta de Bronwyn “reunir os camponeses” parecer bobo em comparação. De fato, todos, de Gil-Galad a Ar-Pharazôn a Galadriel, poderiam aprender algumas lições de liderança com o elfo negro.


Vou reiterar o que já disse algumas vezes antes: estou torcendo pelos orcs neste momento.

Vou ter o que falar até 2050, infelizmente. Isso que Sauron nem deu as caras.

  • Bronwyn salva Arondir em cima da hora, porque sim, faz todo o sentido para as curandeiras salvarem guerreiros élficos imortais bem treinados e não o contrário. Ah, mas então ela está ferida e Arondir consegue salvá-la curando-a. O curador, você notará, não faz cura real. (Muitas economias de última hora acontecendo neste episódio, incluindo a chegada perfeitamente cronometrada da cavalaria. É irritante).
E obrigando o pobre do Theo já traumatizado a queimar a própria mãe sendo que o Arondir estava lá o tempo todo. Completamente desnecessário.

“Por Deus, Theo!” Arondir responde. “Ora que ali está a comandante dos exércitos do norte, a própria Galadriel! Ela não é ótima?”

“Nossa, ela com certeza é!” Theo responde, estalando o dedo em deleite.
Como que o Arondir sabia quem era Galadriel? Pelas manobras bugadas? 50 kilos de vidente por episódio.

o Monte Doom que — ei, olhe, está bem ali, esteve bem ali esse tempo todo! — irrompe, explodindo a vila e seus ocupantes com bolas de fogo de magma e pedregulhos de pedra.

Espero que mate todos eles, honestamente, e limpe aquela expressão presunçosa, vazia e irritante do rosto de Galadriel de uma vez por todas. Não me lembro da última vez que torci tanto contra os mocinhos e para os bandidos em uma série que não era The Walking Dead , mas gosto mais de Adar do que de qualquer um desses personagens e não chega nem perto.

fizzer1k-5597.gif


Nada pra ver aqui, circulando, circulando.
 
Como que o Arondir sabia quem era Galadriel? Pelas manobras bugadas? 50 kilos de vidente por episódio.

Pq um elfo morando naquela região da Terra-média havia 79 anos mas tendo vindo da região de Beleriand antes de ter afundado, perto dos portos do Sirion, não poderia ter conhecido Galadriel, pelo menos de vista, durante os 600 anos de duração da Primeira Era?

Se ela era realeza dos Noldor e eles ficaram governando toda Belerirand fora de Doriath? Inclusive durante um cerco de Angband que durou 200 anos, onde houve relativa paz?

É óbvio que ela era uma pessoa conhecida, pra não falar das insígnias na armadura que ajudam a identificá-la.
 
Última edição:
Como que o Arondir sabia quem era Galadriel?
Arondir diz que nasceu em Beleriand. Ele responde a Gil-Galad (surpreendentemente, deveria responder a Oropher). Seria estranho se ele não soubesse quem ela é.

Edit: até em Númenor sabiam quem era Galadriel, e tinham um bonequinho bem parecido com ela em uma encenação tosca que apareceu em um dos episódios (acho que foi no terceiro).
 
Porque a série não deu pano pra isso e o telespectador não é obrigado a adivinhar ou ter conhecimento dos livros para supor. É dever dos roteiristas justificarem as escolhas de roteiro. A todo momento isso acontece, é insustentável.
 
aquelas centenas de tochas que foram esmagada na queda da torre e subsequente deslizamento?

Claro, morreu todo mundo ali numa subidinha que cabia 1 por vez, fora que tinha muito orc
Ep 5 - 58:30

Como que o Arondir sabia quem era Galadriel? Pelas manobras bugadas? 50 kilos de vidente por episódio.

Da mesma forma que ela disse que não sabiam diferenciar ela do mal contra o qual lutavam sendo que a árvore só enegreceu depois que ela saiu
Daqui a pouco alguem aparece pra explicar pra gente, dizer que se comunicavam por corvo, que contaram pra Galadriel pelo Palantir ou que foi pelo Zapzap mesmo
 
Daí a gente chega naquele dilema de sempre que deverá ser corriqueiro na série: quando existe um furo, algo dúbio ou repentino ou você cria uma teoria por cima, seja baseada na sua lógica interna ou baseada nos livros (ou não), ou você só aceita. Complicado. Acho que no final das contas eles querem deixar alguma coisa mais ou menos no ar de que na realidade todos os Elfos de alguma forma se conhecem e estão conectados. Daí você vai para extinção da raça élfica com a morte das árvores e vê que é o resultado de uma mudança sobre a natureza dos Elfos de Tolkien que faz parecer que são como fadas ou gnomos de desenho animado, interconectados pelo poder da natureza/árvore mãe.
 
Porque a série não deu pano pra isso e o telespectador não é obrigado a adivinhar ou ter conhecimento dos livros para supor. É dever dos roteiristas justificarem as escolhas de roteiro. A todo momento isso acontece, é insustentável.
É justamente contando que ele vem de Beleriand e que ele serve aos Noldor que eles dão a conhecer que ele é familiarizado com os príncipes que governavam aquela região. Entre os quais se inclui Galadriel. Isso já é posto como parte da apresentação dela no seriado

No momento em que eles veem a Galadriel "dos noldor" e ele a reconhece eles só dão sublinhada no fato. A informação já estava presente no background dado pra ele. Seria como viver na Inglaterra nos anos 80 e 90 e não saber quem era a princesa Diana.

Ou vc vai esperar que o Arondir saísse dizendo no diálogo "eu a vi no dia tal em que estava acontecendo isso em Beleriand"? Ou uma sequência inteira de flashback no meio de uma cena de ação?
 
Isso é infodump que ficaria completamente fora de lugar no contexto da conversa dele com o Theo. Ela é desnecessária pro público que já tem informações suficientes pra formar a conexão caso esteja prestando realmente atenção.

Além do que isso pode perfeitamente aparecer depois em momento mais oportuno que não interrompa o fluxo da ação.
 
Estranho seria algum Elfo não saber quem ela era.
Por qual razão? O que eu vi era uma pancada arrastando uns pobres para a morte, depois sendo expulsa, depois virando naufraga e sendo rejeitada e depois virando prisioneira. Sem contexto sobre o motivo dela ser famosa, conhecida, admirada. Só deu pra ver uma jovem teen raivosa que ganha tudo no grito e até seus subordinados querem ver ela longe. Falta de pano total. Mas, bom, pra uns é plausível, então.

1664913507441.webp
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo