• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 6 (com spoilers)

Qual sua nota para o sexto episódio da primeira temporada?

• Total de votantes
    42
Acabei de ver!

Comentários aleatórios em ordem aleatória:

Minha experiência está muito, muito contaminada por "será que Halbrand é Sauron?". Isso está começando a atrapalhar minha experiência de assistir à série.

Vamos só lembrar de algumas das coisas que acontecem com Halbrand neste episódio:

- Climinha FORTE pintou entre Galadriel e Halbrand; (série nitidamente mudou o lore para que Celeborn só conheça Galadriel depois dos eventos da série)
- Halbrand tem vários momentos heróicos salvando personagens do bem;
- Halbrand tem conversa com Adar em que a série faz de tudo pra pintar um quadro de que Adar foi algum tipo de algoz da esposa e filho(s) do Halbrand, Adar não dá nenhum sinal de identificar Halbrand, Halbrand não exprime absolutamente nada que um genuíno ser humano vítima de Adar não expressaria.

Isto é:

Halbrand até então OU é um excelente ator (o personagem Halbrand, dentro da série) ou não é Sauron.

Por isso eu comecei a torcer muito que ele se torne o witch kind e que não seja Sauron. Vai ser muito artificial caso for.

Respondendo em ordem aos itens acima listados:
- O climinha entre os dois pode ser totalmente artificial da parte do Halbrand caso ele seja mesmo Sauron, e que ele tenha dito isso só para mexer com a Galadriel, dizer o que ela queria ouvir e desviar o foco dela. Pode? Pode, até pode. Mas o mais interessante - caso ele realmente seja Sauron e esteja full evil desde o início - é que toda a vibe que todo mundo diz da Galadriel, inclusive o Adar neste episódio, tenha despertado em Halbrand-Sauron uma esperança de corromper ela e fazer ela virar de lado. O foreshadowing, afinal, está lá, há tempos. Não que ela fosse virar de lado, claro, mas todo mundo parece sentir umas vibes estranhas da Galadriel. Lembra aquele vai-não-vai da Daenarys.
- Halbrand, caso seja Sauron, totalmente poderia matar seus orcs e salvar um pessoal do bem só para manter as aparências pelo tempo necessário (quase escrevi necessauron). Então esta é fácil.
- Aqui foi onde me incomodou mais. Se o Halbrand realmente é Sauron full evil desde o início, isso daqui foi feito pura e simplesmente para desviar o foco dos fãs e aumentar o fator surpresa quando vier a grande revelação. Não tem função narrativa, só tem função de enganar o público. E isso me incomodou. Maaasss caso Halbrand não seja Sauron e por enquanto ele ainda seja um cara do bem com tons de cinza, e acabe virando um dia o witch king, então aí fica bem assim.

Além disso:

- Poxa, gente, eis o básico sobre edição... Na cena da noite na taverna enquanto a gente acha que eles estão ferrados e que vai todo mundo morrer eles incluem um shot dos cavaleiros de Númenor QUE MATA TOTALMENTE O CLIMA E A SURPRESA. Imaginem o abismo de helm se no meio da luta eles me botam uma cena do Gandalf marchando, passa mais vários minutos de luta e todo mundo perdendo a esperança, e daí aparece Gandalf no horizonte? Perdeu toda a emoção da cavalaria salvadora. Foi o que fizeram aqui. Eu achando que o povo de Númenor não teria geograficamente como cavalgar até lá a tempo. Mas aí vem a série e nos MOSTRA gratuitamente o pessoal a caminho. Oi????? Assim eu já sabia como a cena de suspense nas southlands iria terminar. Escolha péssima de edição.

- Estou achando as cenas de ação nas southlands muito boring até agora. Melhorou com a chegada de Numenor, mas não consegui me empolgar com as sequências de ação do retorno do Arondir no episódio 4 (foi no ep 4, né? não lembro mais) nem neste. A resistência low budget do vilarejo lembra um pouco as cenas de Endor no ep VI de Star Wars, não me convence. Eles seriam massacrados muito antes de Numenor chegar.

- Me pergunto como foi a logística de Sauron ter feito uma espada-chave (basicamente um proto-um-anel) sei lá quando para que água fosse liberada de uma represa (quando foi feita a represa? de onde veio aquele rio? ele banhava as southlands antes? como ele sabia que a água causaria uma erupção? por que precisava de uma chave tão secreta para liberar aquela água, um mecanismo local não bastaria? não seria do interesse do Sauron de destruir a represa o quanto antes, independentemente de chave para abrir o caminho? Adar precisava tanto mesmo de uma chave secreta para isso, não bastava botar a represa abaixo?). Pelo menos isso explica as escavações dos orcs. Mas, como eu disse, a chave era totalmente desnecessária.

- A atriz da Bronwyn não me convence.

Concluindo: vamos ver no que dá. Foi melhor do que os episódios 4 e 5. Dei nota 7. To incomodada que a série está me tirando demais do clima com misteriozinhos artificiais, isso está atrapalhando minha suspensão de descrença, principalmente esse misteriozinho bobo sobre quem é o Sauron.

Melhor episódio até agora. Mesmo Galadriel está mais simpática e sensivel. Levando algumas cutucadas monster. Adar se consolidando como melhor personagem original.

Feeling It GIF by Apple TV+

Melime, Adar pode ter topado com Sauron e tentado matá-lo antes dele ter assumido a forma de Halbrand, e Sauron pode ter se esquecido disso, momentaneamente, por causa da raiva excessiva.

Charlotte Brändström parece ser uma diretora bem melhor do que o Yip dos dois episódios anteriores.

Galadriel marcou bobeira em nem querer conferir o tal artefato que eles foram tentar apreender com Adar.... o foco em interrogar o Adar fez ela perder a noção do que era realmente importante e garantiu o tempo que o Waldreg precisava pra usar a espada sombria na sua "fechadura".

Para mim ficou subentendido que Adar e sua trupe de orcs não tinham poder suficiente pra destruir a represa, a chave mágica é que usava a força da água pra isso deslocando grandes seções de terra em volta do rervatório. Irônico ver Sauron ( ou muito possivelmente Melkor) usarem um mecanismo magi tech pra weaponizar justamente a água, um elemento pelo qual eles não têm afinidade nenhuma como Tolkien explicou no Morgoth's Ring.

Acho tb que o lance dos aldeões não terem sido massacrados é que o foco do Adar era encontrar o punho e, portanto, ele precisava deixá-los vivos como moeda de troca pra chantagear Arondir.

Última edição:
Meu episódio preferido até aqui. Duas coisas não gostei:

- Climinha entre Galadriel e Halbrand. Por favor, não. Não sejam tão clichê;
- Falta de clima na chegada dos númenoreanos. Senti falta de uma pegada mais épica.

Poxa, gente, eis o básico sobre edição... Na cena da noite na taverna enquanto a gente acha que eles estão ferrados e que vai todo mundo morrer eles incluem um shot dos cavaleiros de Númenor QUE MATA TOTALMENTE O CLIMA E A SURPRESA. Imaginem o abismo de helm se no meio da luta eles me botam uma cena do Gandalf marchando, passa mais vários minutos de luta e todo mundo perdendo a esperança, e daí aparece Gandalf no horizonte? Perdeu toda a emoção da cavalaria salvadora.
Tipo isso.

Coisas que gostei particularmente:

- O diálogo com Isildur é o primeiro em que dá pra se respeitar Galadriel. Além das falas, a interação da personagem conta para isso: o ator demonstra uma espécie de reverência. É o que se espera ao se lidar com uma elfa que viu a luz das Árvores;
- O episódio teve um ritmo, coisa que me parece estar faltando na maioria.

Achei confusa a história da adaga. Quem criou a fechadura para a barragem de Ostirith, o fez já pensando então no plano de ativar Orodruin? É a única explicação plausível, pq fora isso, não vejo pq aluém criaria uma fechadura para a barragem que só pode ser acionada por uma adaga mágica. Aliás, o punho da adaga lembra Barad-dûr.
pic1.webp
Um bom episódio, melhor que o anterior. A erupção de Orodruin realmente foi muito boa e a sequencia como um todo foi muito bem construída. A chegada da cavaliaria númenóriana realmente poderia ter tido mais impacto, mas mesmo assim foi legal.

No próximo episódio teremos o buildup para o Balrog, mas que acho que ficará apenas para as próximas temporadas. Está muito cedo para ele aparecer na série, mesmo considerando a decisão de mostrá-lo na Segunda Era. Não acho que a identidade do Estranho será oficialmente revelada nessa temporada ainda. Imagino também que teremos Sauron revelado no último episódio, após um último embate entre Halbrand, Galadriel e Adar.

Realmente isso eu tb nao entendi. Se esse forte não era seguro, eu nao sei o que seria. Um único acesso estreito, muralhas altas, uma torre para vantagem, provavelmente tinha uma rota de fuga tb. Bizarro, no mínimo. A única explicação que me ocorre é, de novo plot device, já que a fechadura da adaga-chave está justamente em Ostirith. Seria mais razoável talvez se o ataque fosse todo a Ostirith, os sulistas resistiriam como Rohan no Forte da Trombeta. Eventualmente os orcs conseguiriam invadir, o povo sairia pela rota de fuga e Arondir faria alguma acrobacia para bloquear a rota de fuga e proteger seu amigos. Os sulistas continuam fugido madrugada adentro, com alguns orc eventualmente alcançando eles e aí chegaria a cavaliaria númenoriana para salvar o dia. Pronto.

Última edição:
Acho muito legal a paciência que o povo deste perfil — como não sou nerd, realmente não conheço o povo e não sei de quem é; se for de alguém com quem vocês têm treta, sinto muito — tem em ser didático e explicar a paradinha para a galera que começou a ler Tolkien agora, ou que nunca leu nada do Tolkien, whatever. Didático e tal.​

Postagem muito legal do Diego Klautau lá no Facebook:

"Todos usam a desculpa da série da Amazon para dar vazão a conflitos mais profundos, que são completamente independentes do fato de um mero produto de cultura de massa ser bom ou não."

Fim. Ele resumiu o próprio texto em duas linhas. É isso. Como tudo, sempre, aliás.

Eu as teria deixado para o final do texto, como uma conclusão bombástica. :P

Esse Projeto Tolkien é um canal do YouTube que resume as obras de forma muito didática mesmo, explica nos mínimos detalhes. Tipo um Quentalë, só que sem as zoeiras.

E agora tá lançando vídeos explicando os episódios também.

Ainda nem vi o episódio, nem os comentários de vocês. Só vim aqui dizer que vou reclamar do que considero desvio pra num post posterior dizer que entendo as mudanças, já que é uma adaptação, vivendo essa metamorfose ambulante de entender e não compreender, preso num ciclo de amor e ódio :p

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back