• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 6 (com spoilers)

Qual sua nota para o sexto episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    42
Ver anexo 94709

Um pouquinho de soldados dormindo aqui, 10 cavalos dormindo lá.
Questão: como couberam 500 cavalos ali?
Sim, eu vi o cavalo no guindaste. Reparei antes e no episódio, até porque como não notar um absurdo daqueles. Se considerarmos que os cavalos precisaram ser levados um a um por uma corda e colocados no navio, por onde eles sairam quando chegaram na terra? De guindaste de novo? Eu não sei se é possível transportar cavalos num navio e se os bichos não surtam com o movimento, mas vamos supor que sim. Era simples: o navio tem uma porta lateral, eles abrem essa porta no pier e os cavalos vão para o fundo. Na praia eles colocavam uma ponte e eles desciam no raso. Com essa história de guindaste. Deu não. Então, bom, como eu esperava, brotaram 500 cavalos do além, couberam 500 pessoas + 500 cavalos em três barcos onde 30 na parte superior já estava lotando e as pessoas dos outros navios também não foram mostradas.
Alguém tem MESMO a impressão que a cavalaria da força expedicionária numenoriana enviada nesse episódio era composta mesmo de 500 cavalos e seus cavaleiros?

Se contar a força galopando lá na planície não deve dar nem 200 deles.

A meu ver, o número de "quinhentos voluntários" era o da força expedicionária INTEIRA, incluindo o da tripulação dos navios que não participa dos combates. O total de cavaleiros montados a cavalo e, portanto, dos seus corcéis pelo jeito, é um número substancialmente menor.

É de se presumir que deve ter um contingente de infantaria que ficou de reserva lá atrás, até pra guarnecer os navios junto com os marinheiros não combatentes. Esses ficariam de reforço caso fossem necessários e não poderiam mesmo acompanhar a vanguarda da força expedicionária.

Que, no fim, já foi o bastante pra debelar a incursão orc do Adar.
 
Última edição:
Sinceramente acho que essa da vassoura foi benigna e não foreshadowing. Tem sinais de que Halbrand poderia ser sauron, mas esse não é um deles.

O principal é que ele é um baita manipulador e ninguém sabe quem ele é. Aliás, de todas as bobagens impulsivas que a galadriel fez, nenhuma se equipara a ter suposto DO NADA que Halbrand era "King material". Por causa de um símbolo que ele carregava num objeto aleatório? Ele, que vivia de mão leve? Ele nunca nem FALOU nada, nem respondendo à galadriel nem em nenhuma conversa com a miriel. Aliás, nem no finzinho do episódio, com o povo das southlands. Ele só assente por omissão. É um silêncio aqui, um pequeníssima aceno de cabeça ali...


Pessoal que está mais em dia com o Lore, a história de Halbrand ainda pode se tornar próxima da história de annatar?
 
Melhor episódio até agora. Como disseram, envolveu bem. A dica do @Deriel de que o início era enrolação e depois esquentava foi boa para adequar as expectativas.

Aqui temos algo muito mais relevante e interessante do que apenas as minúcias de antes, como "voltar nadando", "aprisionar guardas e escalar torre" ou "balrog do mithril". A questão agora é sobre o bem e o mal.

Tolkien sempre deixou claro que sua ideia era que seus escritos foram recuperados de manuscritos dos elfos e do livro vermelho escrito pelos hobbits. A história da Terra-Média sempre foi narrada pelos vencedores, e estes são, convenientemente e de forma suspeita, os mocinhos.

Não mais.

O episódio 6 de Anéis de Poder nos mostra uma perspectiva em tons de cinza. Galadriel é realmente 100% boa? Seu único defeito era "orgulho", como nos dizem os livros (e um orgulho com quê de magnanimidade)? Aqui vemos uma Galadriel sanguinária e com pretensões genocidas (literalmente, não no sentido vago de assassino em massa). Vemos um elfo que ama os orques e reconhece que eles não são tão distantes dele assim.

Esse tipo de brecha o próprio Tolkien deixou ao afirmar que a história que temos é narrada pelos bonzinhos. E nada mais atual e vivo no século XXI do que propostas revisionistas ou ao menos críticas em historiografia. A série lida com as questões de muita gente: o bem e o mal em Tolkien não se misturam? Ou ao menos, misturam-se apenas na raça humana?

E, se realmente disseram que iriam "melhorar a obra de Tolkien", então muito provavelmente era a esse tipo de coisa que se referiam.

Por fim, funciona muito bem com o tom do momento da Terra-Média retratado: um momento onde os melhores caem por abandonarem a virtude (Númenor) e em que os piores conseguem posar de virtuosos diante de todos e enganá-los (Annatar).

E o Halbrand como Sauron faz sentido. Após ver esse episódio, minha esposa que só leu os livros uma vez e não lembra de nada, falou "certamente o Halbrand não é do mal depois desse episódio". Ele está ativamente enganando a todos, inclusive aos espectadores (claro, não quem já sabe o fim da história e os detalhes).

Temos um material antigo retratando essa questão de pontos de vista, etc.
https://www.valinor.com.br/7914

Enfim, eu achei a ideia muito boa, dada a perspectiva geral da série. Como vocês já colocaram, envolve toda uma discussão sobre a natureza dos orques, do bem e do mal, de Morgoth. Acho que rendeu algo positivo.
 
a história de Halbrand ainda pode se tornar próxima da história de annatar?
Bom, como ele é ferreiro, sempre dá. Mas seria um bocado diferente. Não que isso seja um empecilho.

Ainda acho que ele vai ser o Rei Bruxo. Virou rei de uma terra lá em Mordor, vai ser o primeiro a ganhar um anel.
 
Tolkien sempre deixou claro que sua ideia era que seus escritos foram recuperados de manuscritos dos elfos e do livro vermelho escrito pelos hobbits. A história da Terra-Média sempre foi narrada pelos vencedores, e estes são, convenientemente e de forma suspeita, os mocinhos.

Não mais.

O episódio 6 de Anéis de Poder nos mostra uma perspectiva em tons de cinza. Galadriel é realmente 100% boa? Seu único defeito era "orgulho", como nos dizem os livros (e um orgulho com quê de magnanimidade)? Aqui vemos uma Galadriel sanguinária e com pretensões genocidas (literalmente, não no sentido vago de assassino em massa). Vemos um elfo que ama os orques e reconhece que eles não são tão distantes dele assim.

Esse tipo de brecha o próprio Tolkien deixou ao afirmar que a história que temos é narrada pelos bonzinhos. E nada mais atual e vivo no século XXI do que propostas revisionistas ou ao menos críticas em historiografia. A série lida com as questões de muita gente: o bem e o mal em Tolkien não se misturam? Ou ao menos, misturam-se apenas na raça humana?

E, se realmente disseram que iriam "melhorar a obra de Tolkien", então muito provavelmente era a esse tipo de coisa que se referiam.

Por fim, funciona muito bem com o tom do momento da Terra-Média retratado: um momento onde os melhores caem por abandonarem a virtude (Númenor) e em que os piores conseguem posar de virtuosos diante de todos e enganá-los (Annatar).

E o Halbrand como Sauron faz sentido. Após ver esse episódio, minha esposa que só leu os livros uma vez e não lembra de nada, falou "certamente o Halbrand não é do mal depois desse episódio". Ele está ativamente enganando a todos, inclusive aos espectadores (claro, não quem já sabe o fim da história e os detalhes).

Temos um material antigo retratando essa questão de pontos de vista, etc.
https://www.valinor.com.br/7914

Enfim, eu achei a ideia muito boa, dada a perspectiva geral da série. Como vocês já colocaram, envolve toda uma discussão sobre a natureza dos orques, do bem e do mal, de Morgoth. Acho que rendeu algo positivo.
atHC5I.gif
 
Sinceramente acho que essa da vassoura foi benigna e não foreshadowing. Tem sinais de que Halbrand poderia ser sauron, mas esse não é um deles.

O principal é que ele é um baita manipulador e ninguém sabe quem ele é. Aliás, de todas as bobagens impulsivas que a galadriel fez, nenhuma se equipara a ter suposto DO NADA que Halbrand era "King material". Por causa de um símbolo que ele carregava num objeto aleatório? Ele, que vivia de mão leve? Ele nunca nem FALOU nada, nem respondendo à galadriel nem em nenhuma conversa com a miriel. Aliás, nem no finzinho do episódio, com o povo das southlands. Ele só assente por omissão. É um silêncio aqui, um pequeníssima aceno de cabeça ali...


Pessoal que está mais em dia com o Lore, a história de Halbrand ainda pode se tornar próxima da história de annatar?
Pode pq, basicamente, o que Tolkien contou sobre Annatar se refere a DEPOIS dele ter abordado os elfos de Eregion e Celebrimbor em particular.

Nada impede que o Annatar tivesse tido uma forma anterior que ele adaptou pra esses novos propósitos depois que ela serviu à sua função original. No caso do Halbrand, se ele for Sauron, é uma "prequel" do que ele passa a fazer depois no cânon.

Dá-se a entender que, depois dele ter sofrido o ataque de Adar e a presumida rebelião de parte dos seus Orcs, justamente por ele ter tentado já fazer experiências presssagiando a criação dos anéis e "lidar com o invisível", ele realmente se arrependeu e tinha decidido viver a vida de um mortal relativamente pacato, pelo menos até a a poeira baixar.

Até que a "chave" para o conhecimento "que se mantinha escondido até mesmo dele," como o Adar falou, lhe caiu nas mãos. A provável combinação do trinômio "Galadriel-Mithril e Celebrimbor". E isso teria sido um dos fatores responsáveis pela idéia dele ter salvo a vida dela na cena da jangada. O acesso que Sauron sabia que ela tinha tido a segredos "valinorianos" relativos ao domínio do "espiritual" e ligados à tutela que ela recebeu de Aulë e Yavanna ( uma vinculada à vida biológica, outro à forja de metais e outros materiais inanimados). Para não falar do que ela potencialmente aprendeu de Melian em Doriath.

Lembrando o que Tolkien falou no Contos Inacabados:

Moreover Galadriel was a Noldo, and she had a natural sympathy with their minds and their passionate love of crafts of hand, a sympathy much greater than that around among many of the Eldar: the Dwarves were "the a Children of Aulë," and Galadriel, like others of the Noldor, had been a pupil of Aulë and Yavanna in Valinor.

Então, se Halbrand for Sauron, eu espero que ele use a identidade do "rei" como uma stepping stone pro seu novo disfarce. O Halbrand "verdadeiro" pode existir ou não como alguém com a aparência do Charles Vickers. Eu consigo imaginar o visual Halbrand sofrendo uma repaginada e se tornando o suposto "maia aulëano" que teria vindo pra auxiliar os homens na Terra-média.

Isso tudo provavelmente vem à tona em um evento coreografado pelo Sauron em conluio ou combinação com as outras forças morgothianas andando por aí. Se bobear, resultando na morte do Halbrand "verdadeiro" ou sua transformação em nazgûl. Dá pra ter dois Vickers pelo preço de um.



 
Última edição:
Será que isso não é trollagem de alguém que trabalha lá? Não é possível isso.

Pode ser bait mesmo, faz tempo que eu assumo malícia por padrão em qualquer coisa estranha que faça pessoas clicarem em links. Por outro lado as traduções das resenhas lá são notavelmente ruins e não parecem passar por nenhum tipo de revisão. Por exemplo, há um tempo o @Bilbo Bolseiro foi ver a ficha técnica do fofíssimo Castelo no Céu e esbarrou num texto anti-semita ... sério, a versão traduzida da resenha é a de um filme nazista e está lá até hoje. A original em inglês está normal, então é tudo falta de atenção da Amazon para a versão pt-br mesmo.
 
Pode ser bait mesmo, faz tempo que eu assumo malícia por padrão em qualquer coisa estranha que faça pessoas clicarem em links. Por outro lado as traduções das resenhas lá são notavelmente ruins e não parecem passar por nenhum tipo de revisão. Por exemplo, há um tempo o @Bilbo Bolseiro foi ver a ficha técnica do fofíssimo Castelo no Céu e esbarrou num texto anti-semita ... sério, a versão traduzida da resenha é a de um filme nazista e está lá até hoje. A original em inglês está normal, então é tudo falta de atenção da Amazon para a versão pt-br mesmo.
Eu PRECISEI conferir isso In loco :rofl:
Sob o disfarce de um documentário brutalmente honesto, este filme de propaganda malévola alega ser projetado para representar o "verdadeiro" judeu quando as máscaras da civilização ocidental caem.
 
Pode pq, basicamente o que Tolkien contou sobre Annatar se refere a DEPOIS dele ter abordado os elfos e Celebrimbor em particular.

Nada impede que o Annatar tivesse tido uma forma anterior que ele adaptou pra esses novos propósitos depois que ela serviu à sua função original. No caso do Halbrand, se ele for Sauron, é uma "prequel" do que ele passa a fazer depois no cânon.

Dá-se a entender que, depois dele ter sofrido o ataque de Adar e a presumida rebelião de parte dos seus Orcs, justamente por ele ter tentado já fazer experiências presssagiando a criação dos anéis e "lidar com o invisível", ele realmente se arrependeu e tinha decidido viver a vida de um mortal relativamente pacato, pelo menos até a a poeira baixar.

Até que a "chave" para o conhecimento "que se mantinha escondido até mesmo dele," como o Adar falou, lhe caiu nas mãos. A provável combinação do trinômio "Galadriel-Mithril e Celebrimbor". E isso teria sido um dos fatores responsáveis pela idéia dele ter salvo a vida dela na cena da jangada. O acesso que Sauron sabia que ela tinha tido a segredos "valinorianos" relativos ao domínio do "espiritual" e ligados à tutela que ela recebeu de Aulë e Yavanna.

Lembrando o que Tolkien falou no Contos Inacabados:



Então, se Halbrand for Sauron, eu espero que ele use a identidade do "rei" como uma stepping stone pro seu novo disfarce. O Halbrand "verdadeiro" pode existir ou não como alguém com a aparência do Charles Vickers. Eu consigo imaginar o visual Halbrand sofrendo uma repaginada e se tornando o suposto "maia aulëano" que teria vindo pra auxiliar os homens na Terra-média.

Isso tudo provavelmente vem à tona em um evento coreografado pelo Sauron em conluio ou combinação com as outras forças morgothianas andando por aí. Se bobear, resultando na morte do Halbrand "verdadeiro" ou sua transformação em nazgûl. Dá pra ter dois Vickers pelo preço de um.


Assumir a forma física de um ser racional (não monstro, como Sauron fez - Lobisomem, Serpente, Vampiro, etc) é possível canonicamente:

Levantou-se então alguém que a todos pareceu ser Amlach, filho de Imlach, proferindo palavras
cruas que abalaram o coração de todos os que o ouviram.
Em sua ganância por riquezas, eles cavaram a terra em busca de seus segredos e despertaram a ira dos seres que moram abaixo dela, como sempre fizeram e sempre farão. Que os orcs fiquem com o reino que é deles, e nós com o nosso. Existe espaço no mundo, desde que os eldar nos deixem em paz!
Aqueles que estavam escutando ficaram então por algum tempo assustados, e uma sombra de medo se abateu sobre seus corações. E resolveram partir das terras dos eldar. Mais tarde, no entanto, Amlach voltou a
estar entre eles e negou ter estado presente no debate ou ter pronunciado as palavras que eles relatavam (...)• Vocês agora acreditarão pelo menos nisso – disseram os amigos-dos-elfos – que de fato existe um Senhor do Escuro e que seus espiões e emissários estão entre nós; pois ele nos teme e teme a força que podemos dar a seus inimigos.

Ou seja, Sauron pode ser qualquer um. Eu sou a favor da teoria de Halbrand ser o Sauron. E pode ser que ele tenha assassinado o verdadeiro Halbrand e também assumido sua aparência e voz, similar à um Dançarino Facial do Duna ou Grindelwald do Animais Fantásticos:

images (2) (4).jpeg

Acho que os povos da Browyn e Theo seriam os antepassados dos escravos do mar de Núrnen em Mordor:

Nem ele nem Frodo sabiam coisa alguma sobre os grandes campos de trabalho escravo mais ao sul daquele vasto reino, além da fumaça da Montanha, próximos às águas escuras e tristes do Lago Núrnen; nem das grandes estradas que corriam para o leste e para o sul, levando a terras que pagavam tributo a Mordor, das quais os soldados da Torre traziam longos comboios de carroças com mercadorias, produtos de saques e novos escravos.

E/ou também os antepassados dos Variags e de Khand que ficam nestas southlands:

images (2) (2).jpeg

A escolha desta região não é a toa, pois a futura Mordor é um ponto-de-entroncamento (ligação/comunicação) de Eriador, Harad, Rhovannion, Khand e Rhûn:

images (2) (3).jpeg
A dinâmica que espero do Annatar em Eregion é a de um Mefistófeles e Fausto de Goethe - os elfos (e principalmente Celebrimbor) "vendendo suas almas" por conhecimento oculto (Tolkien e Goethe têm isso em comum pros seus diabos):

images (2) (6).jpeg
Weta_Workshop_-_Annatar_and_Celebrimbor_(Shadow_of_Mordor).jpg
O jogo Shadow of Mordor já deu a deixa de Sauron tocando e amaldiçoando os anéis criados por Celebrimbor:


Para Númenor, espero o Sauron na versão Asmodeus e o Anel de Salomão. Tanto Ar-pharazôn como Salomão "pensavam" em controlar "anjos caídos", mas no final, foram ambos controlados e perderam seus reinos:

images (2) (8).jpeg

download.jpeg

O Shadow of War colocou sua versão do Ar-pharazôn "conquistando" Sauron e sendo dominado pelo Inimigo:

 

Anexos

  • images (2) (3).webp
    images (2) (3).webp
    41,6 KB · Visualizações: 0
  • images (2) (7).webp
    images (2) (7).webp
    17,2 KB · Visualizações: 0
  • images (2) (6).webp
    images (2) (6).webp
    59,2 KB · Visualizações: 0
Última edição:
agora até o gerbur foi de 13 :rofl:
Fui de 22 😂😂😂

Que episódio top hein?

Spoilers abaixo:

Sensacional

E olha que não teve anões, meus preferidos. Nem fizeram falta.

Adorei que finalmente o exército de Númenor chegou. Do jeito que estava essa série pensei que nesse episódio só ia ter eles navegando.

Lembrou muito ROHAN chegando para salvar o dia em Minas Tirith.

A represa abrindo lembrou muito a queda de Isengard também. Top.

Adar super interessante. Eu ainda espero que ele seja Sauron e esteja nos enganando.

Mas pode ser o Halbrand, assim que ele é aceito como rei a montanha explode. Então ou o reino dele durou apenas 5 segundos, ou o reino dele acabou de começar.

Ainda bem que não teve Pés-Peludos ensinando o Gandalf a falar. Espero que no próximo episódio o gigante já saiba falar tudo. Agora pra onde vai a história deles eu não tenho a menor idéia. Oh núcleo chato.

Mal posso esperar pelo próximo episódio. Mordor formada, uma noite sem fim, com a Orodruin agora sempre envenenando o céu com sua fumaça preta. Os orcs finalmente vão tirar as capa-de-chuva (sol). E aí acho que eles vão conseguir finalmente rechaçar Númenor e os humanos do Sul para a região de Ithilien (parte da futura Gondor). E Miriel começar a montar seu acampamento lá. Enquanto isso em Númenor, já terá umas 10 estátuas gigantes do Pharazon. 😂😂😂

Série está muito boa. Será que no próximo episódio o Celebrimbor já terá mithril para começar a forja dos anéis de poder?

Esse episódio foi muito bom. Vai ser difícil próximo manter esse ritmo.

Vamos ver.
 
Payne e os outros explicando como levou 4 anos pra fazer esse episódio 6 e sua explosão piroclástica.


Michael Martinez opinando que o doppelgänger-sósia do Amlach podia ser mesmo Sauron, mas que Tolkien nunca deu certeza e que outros maiar malignos dele tb podiam ter personificado o membro da casa de Marach.

Em todo caso fica claro o precedente de que servos morgothianos podiam personificar corpos de pessoas pré-existentes não precisavam, necessariamente, inventar um "de fábrica" na "prancha de desenho".

 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo