Tolkien sempre deixou claro que sua ideia era que seus escritos foram recuperados de manuscritos dos elfos e do livro vermelho escrito pelos hobbits. A história da Terra-Média sempre foi narrada pelos vencedores, e estes são, convenientemente e de forma suspeita, os mocinhos.
Não mais.
O episódio 6 de Anéis de Poder nos mostra uma perspectiva em tons de cinza. Galadriel é realmente 100% boa? Seu único defeito era "orgulho", como nos dizem os livros (e um orgulho com quê de magnanimidade)? Aqui vemos uma Galadriel sanguinária e com pretensões genocidas (literalmente, não no sentido vago de assassino em massa). Vemos um elfo que ama os orques e reconhece que eles não são tão distantes dele assim.
Esse tipo de brecha o próprio Tolkien deixou ao afirmar que a história que temos é narrada pelos bonzinhos. E nada mais atual e vivo no século XXI do que propostas revisionistas ou ao menos críticas em historiografia. A série lida com as questões de muita gente: o bem e o mal em Tolkien não se misturam? Ou ao menos, misturam-se apenas na raça humana?
E, se realmente disseram que iriam "melhorar a obra de Tolkien", então muito provavelmente era a esse tipo de coisa que se referiam.
Por fim, funciona muito bem com o tom do momento da Terra-Média retratado: um momento onde os melhores caem por abandonarem a virtude (Númenor) e em que os piores conseguem posar de virtuosos diante de todos e enganá-los (Annatar).
E o Halbrand como Sauron faz sentido. Após ver esse episódio, minha esposa que só leu os livros uma vez e não lembra de nada, falou "certamente o Halbrand não é do mal depois desse episódio". Ele está ativamente enganando a todos, inclusive aos espectadores (claro, não quem já sabe o fim da história e os detalhes).
Temos um material antigo retratando essa questão de pontos de vista, etc.
https://www.valinor.com.br/7914
Enfim, eu achei a ideia muito boa, dada a perspectiva geral da série. Como vocês já colocaram, envolve toda uma discussão sobre a natureza dos orques, do bem e do mal, de Morgoth. Acho que rendeu algo positivo.